11 de julho de 2025
Logo Header
ESTRAGOS

Dia de calor recorde em dois anos termina com ventania em Bauru

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Atualizada às 6h
Divulgação
Capa da Notícia
Árvore caiu na Rodrigues com a força do vento, que chegou a 62,1 quilômetros por hora

A dez dias do fim do inverno, Bauru registrou a temperatura mais alta dos últimos 24 meses nesta quarta-feira (13), com dia que terminou em ventania e estragos em alguns bairros da cidade (leia mais abaixo). Segundo medição do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), o recorde de calor foi de 36,4 graus, marcado às 13h15.

A marca é superior às temperaturas máximas de todos os meses anteriores, desde outubro de 2021, sendo menor do que os 39,9 graus registrados em setembro daquele ano. Nesta quarta-feira, além do calor intenso, a cidade também registrou baixas taxas de umidade relativa do ar, com mínima de 19%, caracterizando estado de alerta, quando uma das recomendações para preservar a saúde é suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre das 10h às 16h.

Estas condições extremas, no entanto, devem dar uma pequena trégua a partir desta quinta-feira, com a chegada de uma frente fria que provocará aumento da nebulosidade e ligeiro declínio das temperaturas. Segundo o IPMet, há previsão de chuvas isoladas em todo o Estado, com maior intensidade na faixa leste.

Com isso, o calor deve diminuir um pouco, com temperaturas oscilando entre 17 e 25 graus em Bauru. Já entre sexta e sábado, a frente fria desloca-se para o Estado do Rio de Janeiro. No território paulista, o tempo voltará a ficar estável, sem previsão de chuva, exceto na faixa leste, que permanece com precipitações fracas e isoladas, devido à circulação dos ventos que transportam umidade do Oceano Atlântico para o continente.

Na sexta, em Bauru, os termômetros devem marcar de 14 a 27 graus e, no sábado, as temperaturas sobem novamente, oscilando entre 13 e 34 graus. No domingo, há possibilidade de novo recorde de calor, com máxima prevista de 37 graus na cidade.

Ventos fortes registrados na noite desta quarta-feira provocaram danos em alguns bairros de Bauru, após árvores caírem e até tábuas de madeira de andaimes de um prédio em construção ‘voarem’ em uma rua da Vila Cardia. Na ocorrência mais crítica, uma árvore de grande porte caiu sobre a avenida Rodrigues Alves, no sentido Centro-bairro, atingindo um veículo que passava pelo local. Houve danos no para-brisa, vidro traseiro, capô e teto do automóvel, mas ninguém ficou ferido.

Os galhos e a copa da árvore atravessaram as duas faixas de rolamento da via na altura da quadra 29, nas proximidades do viaduto sobre a rodovia Marechal Rondon. O trecho ficou interditado e, ainda no período noturno, equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) trabalharam para serrar a madeira e liberar a avenida, sendo o trabalho concluído ao final da noite. A Defesa Civil também atuava no levantamento e monitoramento dos estragos na cidade, conforme a prefeita Suéllen Rosim (PSD) destacou em vídeo gravado no local, enquanto a limpeza era realizada. De acordo com ela, as açõe seguiriam nesta quinta.

De acordo com medições do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), os ventos começaram a se intensificar por volta das 19h45 desta quarta, com pico, às 20h25, de 62,1 quilômetros por hora, velocidade classificada como ventania pela Escala de Beaufort. Devido à força do deslocamento de ar, outra árvore foi derrubada na quadra 1 da rua Antônio Lopes Aragão, no Jardim Silvestre, sem prejuízo para o trânsito, casas ou moradores.

Já na quadra 4 da rua Capitão Alcides, na Vila Cardia, tábuas de madeira de andaimes de um prédio em obras caíram sobre a via e fachadas de casas ao redor. Em razão do risco para motoristas e pedestres, a Defesa Civil bloqueou a quadra, liberada na manhça desta quinta-feira (14).