A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes), iniciou nesta semana a descentralização do atendimento para atualização de dados do Cadastro Único. Desde a última segunda-feira (4), as pessoas que possuem cadastro e precisam atualizar devem ir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), sendo necessário apenas o agendamento em https://www2.bauru.sp.gov.br/sist_agendacau/.
Os atendimentos nos CRAS serão de segunda a quinta-feira para esta finalidade, após a realização do agendamento prévio, para evitar filas.
O objetivo da mudança é tornar o atendimento a população dos territórios mais acessível nas suas regiões de moradia. A realização de cadastros novos e transferências de outros municípios seguem na Central de Atendimento ao Usuário (CAU) do Cadastro Único, também com agendamento, oportunizando atendimento mais humanizado a população que necessita do serviço.
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida da população.
A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade desses dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.
A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento.
A entrega do cartão-alimentação, que até o mês de agosto era feita na sede da Sebes, a partir de setembro passa a ser entregue na CAU do Cadastro Único, que fica na Praça das Cerejeiras, 1-28, na frente da prefeitura. A Sebes lembra que a indicação das famílias em situação de vulnerabilidade continua sendo feita pelos CRAS, após análise socioeconômica. Já a entrega de cestas básicas emergenciais às famílias, também indicadas pelos CRAS, continua sendo feita na sede da Sebes, na rua Virgílio Malta, 2-42, no Centro.