27 de julho de 2024
NEGÓCIOS

‘Meep Networking’ movimenta 8,6 milhões entre seus membros

Por Guilherme Matos | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
JC Imagens
Da esquerda para a direita: os diretores Carlos Henrique Silveira, Marcelo Zanqueta e Jader Nunes Guimarães

Os membros do "Meep Networking", rede que reúne empresários semanalmente em Bauru, movimentaram R$ 8,6 milhões, de janeiro a junho de 2023. O grupo calcula que, até dezembro, devem superar os R$ 10 milhões. Somente no município, a organização possui duas "turmas", uma de 35 e outra de 55 empresários. No entanto, eles já contam com outra iniciativa se formando em Jaú e ainda estudam ampliar para Marília em breve.

A organização surgiu com a ideia de ampliar a rede de amizades e negócios dos empreendedores da cidade. No espaço, os participantes compartilham referências, discutem formas de crescimento e "trocam figurinhas" sobre o cotidiano empresarial. De acordo com a diretoria do "Meep", o grupo tem experimentado grande sucesso em suas propostas.

Jader Nunes Guimarães, um dos diretores, afirma que a principal vantagem de fazer parte da rede é a ampliação do conhecimento em diversos segmentos e, até, um avanço cultural. "Por conta do contato com os amigos na organização, você começa a entender um pouco de tudo e se torna, até, uma pessoa mais interessante. É uma oportunidade de desenvolvimento pessoal", explica. Os diretores se referem aos participantes como verdadeiros amigos e até família.

Jader, que trabalha com Certificação Digital, destaca que fazer negócios com membros do grupo não é obrigatório. No entanto, eles acabam dando preferência para os empresários que fazem parte do "Meep" pela relação de amizade construída entre os membros. Para garantir este contato e apoio mútuo, o grupo utiliza as "Ferramentas de Engajamento".

Carlos Henrique Silveira, também diretor, descreve que os membros fazem um pitch (apresentação verbal de uma ideia) de 30 segundos para o restante do conjunto. Caso alguém demonstre interesse, pode convidar para um "meep to meep", onde discutem a possibilidade de selar um acordo.

Além disso, eles possuem métodos para "gamificar" as relações e o apoio. A "gamificação" consiste na aplicação de mecanismos e dinâmicas dos jogos em outros âmbitos para motivar os usuários a engajarem. Os métodos do grupo são as "indications" (avalia as indicações para negociações); "Thanks" (agradecimento por uma transação concluída que é utilizada, também, para medir a movimentação financeira da rede) e "Like' (avaliações positivas publicadas nas redes sociais para empresas do "Meep"). Mensalmente, eles parabenizam e premiam os integrantes que obtiveram a melhor performance em cada um desses aspectos.

O modelo, segundo a mesa diretora, foi inspirado em organizações estrangeiras, principalmente, dos Estados Unidos. Além do sistema, eles incluíram um coworking (escritório compartilhado); um espaço para treinamentos e, periodicamente, oferecem mentorias e cursos.

Marcelo Zanqueta destaca, no entanto, que as vantagens vão além dos ambientes oferecidos. "Além dos espaços físicos, é muito valioso o conhecimento e experiência que todos adquirem ouvindo as histórias um dos outros. Um empresário passando por alguma dificuldade pode encontrar nessa troca a solução para seu problema", salienta o contador.

Os interessados em compor o "Meepe" podem entrar em contato através do http://www.meepe.com.br. O candidato passará por uma avaliação e pode ser convidado para participar de uma reunião como convidado. Para ser aprovado, o empreendedor precisa se engajar nas atividades, além de ser necessário passar por uma avaliação do grupo.