31 de agosto de 2024
ESTILO

O impacto da imagem no sucesso pessoal e profissional

Por Fernanda Cavenaghi |
| Tempo de leitura: 3 min
Freepik
O primeiro passo do gerenciamento da imagem é definir qual imagem você gostaria de expressar

Estudos indicam que em menos de 10 segundos formamos um julgamento inicial da pessoa com quem estamos interagindo ou observando. Você sabia?

Tal dado mostra que somos seres visuais e, em poucas palavras, nossa imagem é a percepção que o outro tem de nós. É a partir dela que portas se abrem ou fecham.

Pesquisas apontam que pessoas que se preocupam com a imagem que estão passando no ambiente de trabalho ganham 9% a mais do que as pessoas que não se preocupam. Observe que a questão aqui não é em relação à beleza, mas sim em relação a ter uma imagem bem cuidada.

Como gerenciar a sua imagem
A imagem de uma pessoa existe em cinco dimensões diferentes. Já a percepção total que os outros têm de nós é a combinação dessas cinco dimensões da imagem. Elas se completam!

Assim, todas as dimensões da imagem de uma pessoa devem estar alinhadas e comunicando a mesma mensagem. Esse é o segredo para transmitirmos credibilidade tanto na vida pessoal quanto na profissional.

A primeira delas é uma dimensão interna e chamamos de autoimagem. Essa dimensão está relacionada com o julgamento que fazemos do nosso exterior e interior, como a aparência, as habilidades, o comportamento.

A segunda dimensão da imagem pessoal está ligada ao que as pessoas (nossos clientes, fornecedores, amigos e familiares) pensam e falam a nosso respeito.

A terceira é a dimensão visual da nossa imagem. Somos observados o tempo todo, e, muitas vezes, nem percebemos.

A quarta dimensão é o que chamamos de imagem vivenciada e inclui nossos comportamentos, atitudes e habilidades de comunicação e relacionamento.

A quinta e última dimensão é a imagem comprovada. Na convivência, as pessoas esperam que tudo o que projetamos por meio das dimensões anteriores seja confirmado nas nossas ações.

Benefícios do gerenciamento da imagem
Profissionais: projeta profissionalismo, qualidade, confiabilidade e competência; ganha maior visibilidade; tem maior chance de crescimento e promoção; tem maior vantagem competitiva e mostra que “pertence” a empresa.

Pessoais: projeta autoconfiança e segurança; ganha maior visibilidade, tem maior chance de conquistar seus objetivos, amplia os círculos de convívio.

Tome nota
O primeiro passo do gerenciamento da imagem é definir qual imagem você gostaria de expressar. Como sugestão, reflita sobre as qualidades que você gostaria que fossem associadas a seu nome, principalmente àquelas que você sabe que o diferenciam dos outros profissionais da sua área, e faça delas sua marca registrada. Investigue também a imagem que você transmite atualmente. O que as pessoas de sua confiança acham de você?