18 de dezembro de 2025
BAURU

Bruno Pasquarelli, cientista político de Bauru, fará palestra em fórum do Brics

Por |
| Tempo de leitura: 2 min
Aceituno Jr./JC Imagens
Bruno Pasquarelli conta que não esperava convite tão importante

O cientista político e professor universitário bauruense Bruno Pasquarelli, pesquisador do Programa Internacional de Pós-doutorado do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cebrap (IPP), foi selecionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal para apresentar seu trabalho no 8.º Brics Young Scientist Forum. O evento acontecerá na cidade de Gqeberha, África do Sul, e será realizado entre segunda (31) e a próxima quarta-feira (8).

Brics é a sigla para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, uma organização de países de mercado emergente, que foca desenvolvimento e fortalecimento econômico mútuo.

Bruno Pasquarelli participará do painel intitulado "The Future of Society", levando à discussão sua pesquisa sobre "Multilevel migration governance in Brazil and in the framework of the interiorization program of venezuelan migrants in the municipality of Maringá (PR)".

O trabalho é resultado de sua investigação de pós-doutorado no IPP. O estudo de Bruno aborda a estrutura de governança migratória multinível no Brasil, com foco na implementação do Programa de Interiorização de Venezuelanos no município de Maringá (PR) e nas políticas para a população migrante. Também analisa a governança para refugiados ambientais no País e a preparação dos municípios para recebê-los.

"É uma conquista bacana em minha carreira, não esperava esse convite para um congresso tão importante. Ele ocorre a cada dois anos, em um País diferente dos Brics. A ideia é debater temas ligados ao futuro das sociedades, como sustentabilidade, mudanças climáticas, migrações. Vou apresentar o painel sobre a questão migratória. São oito representantes dos países em cada painel. O Brics Young Scientist Forum antecede a reunião de ministros dos Brics, é um congresso científico. É importante como prática de diplomacia científica e troca de conhecimentos entre os países membros", disse Bruno Pasquarelli ao JC, antes de embarcar.

O Brics Young Scientist Forum reúne jovens cientistas talentosos dos países que compõem o bloco, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos, experiências e colaborações em diversas áreas da ciência, tecnologia e inovação.