24 de dezembro de 2025
HOMENAGEM

Policial do Baep que morreu baleado em treinamento dará nome a batalhão

Por Larissa Bastos | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Larissa Bastos
Homenagem foi prestada na manhã desta sexta pela PM

O 13.º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (13.º Baep) de Bauru terá, em breve, o nome do soldado Mateus Fernandes Godoi, policial militar que morreu após ser atingido por um disparo de arma de fogo durante treinamento, em janeiro deste ano. A homenagem foi divulgada na manhã desta sexta-feira (28), durante a cerimônia de celebração do terceiro aniversário da unidade.

Conforme o JC noticiou, Godoi foi atingido na região do pescoço por um colega, nas dependências do 13.º Baep, durante treinamento realizado na tarde de 25 de janeiro. Ele foi socorrido e internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base, mas teve sua morte confirmada dois dias depois. O autor do disparo responde em liberdade por homicídio culposo.

"Mateus tombou durante cumprimento do seu dever e essa homenagem foi anunciada por Guilherme Derrite, titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Estado, durante a formatura de uma turma do curso de formação de soldados da PM em Pirituba (distrito de São Paulo), da qual Mateus era o patrono", detalha o comandante do 13.º Baep, Fábio Domingues Pereira, explicando que ainda serão realizados trâmites burocráticos para oficializar a homenagem.

Durante a cerimônia, a corporação entregou à família de Godoi uma Challenge Coin, moeda que simboliza respeito e reconhecimento. A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim; servidores municipais; policiais militares e civis, dentre ativos e da reserva; profissionais de segurança; familiares de outros PMs falecidos; e empresários da cidade e região também receberam a honraria. Policiais ativos do batalhão que se destacaram por méritos pessoais durante serviço foram homenageados com uma Láurea do Mérito Pessoal em 1.º grau (patamar mais alto).

O comandante do 13.º Baep também informou, durante a celebração, que a unidade colaborará no reforço do patrulhamento em Guarujá, litoral de SP, onde o soldado Patrick Bastos Reis, da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota/PM), foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (28). A corporação faz operações na cidade a fim de localizar o autor do homicídio.

Depois da celebração, os policiais militares fizeram uma apresentação com a Infantaria (patrulhamento com viaturas), Cavalaria, caminhões e até helicóptero Águia. O Canil e a Banda também estavam no local. O evento contou ainda com a presença de vereadores; agentes, autoridades e profissionais da reserva das polícias Ambiental, Civil, Federal, Militar e Rodoviária; Corpo de Bombeiros; Ministério Público; líderes religiosos; e empresários.