27 de dezembro de 2024
SAÚDE

Poupança de colágeno: o que você precisa saber

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min
Freepik
Vários tratamentos podem ajudar a resgatar o colágeno e é daí que vem o termo poupança de colágeno

Prezado leitor,

Vira e mexe surgem alguns novos termos na medicina estética e todo mundo começa a falar sobre. Poupança de colágeno é um deles.

Eu já comentei aqui que o colágeno é uma das substâncias mais necessárias para manter a firmeza e elasticidade da pele, porém, com o passar dos anos e hábitos ruins, nosso organismo vai perdendo a capacidade de fabricá-lo.

Nesse momento, vários tratamentos podem ajudar a resgatar o colágeno e é daí que vem o termo poupança de colágeno. A seguir, te explico em detalhes!

O que é a poupança de colágeno?
Poupança de colágeno nada mais é do que realizar procedimentos que estimulem a pele a fabricar a substância, garantindo mais firmeza à pele. Esses tratamentos trazem efeito de médio e longo prazo, deixando a pele mais saudável. Mas não apenas isso.

Todo procedimento acaba tendo mais efeito quando você passa a ter melhores hábitos, sejam de saúde como um todo e cuidados específicos com a pele.

Qual é o primeiro passo para fazer sua poupança de colágeno?
Consulte seu médico dermatologista antes de mais nada. Isso porque cada pele tem um tipo de necessidade e vai responder melhor a procedimentos específicos.

Conhecendo sua pele, o médico pode indicar as seguintes opções:
> Terapia com laser: alguns tipos de terapia com laser, como o laser de CO2 fracionado e o laser de erbium, estimulam a produção de colágeno, aquecendo as camadas mais profundas da pele. Esses tratamentos podem ajudar a reduzir rugas, cicatrizes e manchas, além de melhorar a textura da pele.

> Microagulhamento: o microagulhamento envolve o uso de um dispositivo com pequenas agulhas que perfuram a pele. Essas microlesões estimulam a produção de colágeno e ajudam a melhorar a textura da pele, reduzindo rugas, cicatrizes e estrias.

> Bioestimuladores: eles são injetados na pele para ajudar a restaurar o volume perdido e estimular a produção de colágeno. Os bioestimuladores são feitos de diferentes substâncias, como ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio ou poli-L-láctico, totalmente compatíveis com a pele. Eles ajudam a melhorar a aparência de rugas e linhas finas, além de aumentar a firmeza da pele.

> Ultrassom microfocado: esse é um tratamento que proporciona efeito lifting sem ser invasivo. O procedimento é realizado utilizando aparelhos que tratam as camadas superficiais e profundas da pele, assim como a estrutura de suporte da face, resultando num efeito de lifting em três camadas.

Os cuidados diários com a pele para preservar o colágeno
Além dos procedimentos indicados por seu dermatologista, é superimportante manter bons hábitos. Entre eles:

1. Proteja-se do sol
A exposição excessiva ao sol é uma das principais causas da degradação do colágeno. Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, e evite exposição prolongada ao sol.

2. Pele hidratada
A hidratação adequada é essencial para a saúde da pele. Beba bastante água ao longo do dia e use hidratantes recomendados ao seu tipo de pele.

3. Tenha uma alimentação saudável
Consuma uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e proteínas magras. Alimentos como peixes, ovos, carnes magras, nozes, sementes e frutas cítricas podem ajudar na produção de colágeno.

4. Evite o tabagismo
O tabaco é prejudicial para a produção de colágeno, além de acelerar o envelhecimento da pele. Se você fuma, considere parar, ou pelo menos reduzir o consumo.

5. Durma bem
O sono adequado é essencial para a regeneração da pele. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite e mantenha uma rotina de sono regular.

6. Use produtos adequados para a pele
Escolha produtos de cuidados com a pele que sejam adequados para o seu tipo de pele e que contenham ingredientes benéficos para a produção de colágeno, como retinol, vitamina C, ácido hialurônico e peptídeos. Claro que sempre indicados pelo dermatologista — evite usar sem indicação.

7. Evite o estresse
O excesso de estresse pode afetar a saúde da pele. Por isso, pratique técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração, meditação, ou qualquer outra atividade que ajude a tranquilizar a mente.

A poupança de colágeno é um cuidado constante, por isso, vale manter os bons hábitos e idas frequentes ao dermatologista!

Um forte abraço e até a proxima semana.

Daniela Hueb

Médica, CRM-SP 96.027