"Essa captura foi uma das mais legais que já fiz, porque fazia tempo que eu não observava Saturno. O dia desta foto foi a primeira vez no ano em que pude observá-lo. Eu tive uma visão lindíssima, emocionante e muito impressionante, assim como todas as outras vezes que eu o observei", explica Guilherme Bellini, aluno de Física da Unesp e um dos membros da Equipe do Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto" da Unesp, em Bauru, e mantenedor da famosa página do Instagram "for.astronomy".
Na imagem, podemos ver uma comparação entre duas fotos, uma feita no ano passado (2022) e uma nesse ano (2023) em 8 de junho. Na imagem, nota-se uma diferença entre os dois registros: a diferença na inclinação dos anéis de Saturno! No que diz respeito a Saturno, sua característica mais marcante são os anéis que o cercam. No entanto, o que muitos desconhecem é que esses anéis são inclinados em relação à Terra. Em alguns momentos, os anéis podem parecer mais inclinados, enquanto em outros momentos podem parecer mais planos.
Em sua viagem de 30 anos ao redor do Sol, a mudança de posição de Saturno é perceptível e seu eixo está sempre inclinado, assim como na Terra. Do nosso ponto de vista, os anéis do planeta às vezes estão totalmente de perfil para nós e, como são relativamente finos, ficam praticamente invisíveis, pois nestes momentos ficam posicionados na borda, de perfil, causando a impressão de que desapareceram. O fenômeno já ocorreu entre os anos 2008 e 2009 e deve acontecer novamente em 2024.