23 de novembro de 2024
PIADA INTERNA?

'Polêmica da vagina' faz prefeito de Birigui decidir se afastar de grupos de mensagens

Por Priscilla Andrade |
| Tempo de leitura: 2 min
Conforme assessor de Maffeis, o conteúdo da fotografia foi propositalmente distorcido com a intenção de destruir a imagem do prefeito

Era para ser uma festa junina de fim de semana regada a registros da equipe de governo da Prefeitura de Birigui. Mas uma foto tirada no último domingo (11) pela mulher do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) causou alvoroço nas redes sociais e pipocou nos grupos de WhatsApp da cidade.

Na imagem, além de Maffeis, aparecem quatro integrantes da administração, um deles atrás, saboreando um charuto. E não é o fumo exportado para todo o mundo por Cuba que chama atenção, mas o gesto que o quarteto à frente reproduz e que, pela posição das oito mãos, remete ao órgão sexual feminino.

A foto foi mantida em um grupo particular, mas vazou. O gesto pegou mal e rendeu diversas críticas nas redes sociais e um repúdio do vereador Wagner Mastelaro (PT), que usou o plenário da Câmara, na sessão de terça-feira,(13), para comentar o caso. Como consequência, Maffeis decidiu ficar, ao menos por ora, ausente dos grupos digitais dos quais costuma participar. 

Para a Folha da Região, o vereador explicou que considerou que o chefe do Executivo expôs as mulheres de forma preconceituosa.

"O recebimento da foto me gerou um extremo incômodo. As mulheres já têm de lutar em todos os dias contra todo tipo de violência e vencer esse ciclo não é fácil. Não se pode condescender com simbolismos que menosprezem o feminino. Não podemos encarar com normalidade", disse.

"NÃO É O QUE PARECE"

Procurado pela reportagem, o prefeito não se manifestou diretamente sobre o caso, mas respondeu às perguntas da FR por intermédio de um assessor. A justificativa para o gesto polêmico é de que se tratava de uma brincadeira particular referente a um ex-secretário da equipe. 

Este servidor, nas ocasiões em que ficava nervoso diante de câmeras, teria o hábito de movimentar as mãos de modo como se estivesse, em um gestual envolvendo os dedos, formando uma representação geométrica que remete a uma vagina.

O comportamento teria se tornado uma espécie de "piada interna" na Prefeitura de Birigui. "Nem tudo é o que parece. O conteúdo foi propositalmente distorcido e com a intenção de destruir a imagem do prefeito. Estávamos em um momento de descontração", explicou o porta-voz.

Esta não é a primeira vez que o prefeito Leandro Maffeis se vê às voltas de polêmicas sobre conduta de cunho sexual. No início do ano, ele registrou um boletim de ocorrência após a divulgação de um "nude" atribuído a ele nas redes sociais.

Segundo o prefeito, a foto era uma montagem criada pela oposição política. Agora, com o mais recente caso, a equipe tomou providências e fez um pente-fino em todos os grupos de que o chefe do Executivo de Birigui participa e dos quais ficará off-line por tempo indeterminado.

Veja vídeo de vereador de Birigui indignado com foto supostamente machista postada pela mulher do Prefeito Leandro Maffeis

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha da Região: Todo mundo lê! (@folhadaregiao)