21 de novembro de 2024
SAÚDE

Bauru conta com centro para aplicar medicação em pacientes com doença rara

Por Bruno Freitas | Da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Bruno Freitas
Leide de Moura Silva Galeli, 56 anos, sendo medicada pela enfermeira Andréa Vitório e acompanhada pelo marido Manoel Galeli Neto

Bauru conta com um centro de referência para aplicar medicação de alto custo em pacientes com doenças consideradas raras e em tratamento permanente. O local também atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de parceria. Trata-se do Naic Instituto de Câncer que, desde 2011, participa dos programas de suporte infusional acolhendo pessoas de Bauru, Lins, Avaré, Jaú, Pirajuí, Tupã, Ourinhos, Marília, Botucatu, Pederneiras, Lençóis Paulista, Agudos, Espírito Santo do Turvo, Cabrália Paulista, Presidente Alves e Piraju.

Neste período, já foram feitas mais de 3 mil aplicações, informa o centro, credenciado para assistir quem sofre de problemas como artrite reumatóide, esclerose múltipla, doença de Crohn, síndrome de Hunter, asma grave, asma alérgica persistente, espondilite anquilosante, psoríase, artrite psoriásica, síndrome hipereosinofílica, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Fabry e artrite idiopática juvenil sistêmica.

Os pacientes retiram seus medicamentos de alto custo nas farmácias do Estado de São Paulo e agendam seus horários de infusão da instituição. É o caso da bauruense Leide de Moura Silva Galeli, 56 anos, que comparece ao Naic mensalmente, sempre acompanhada pelo marido Manoel Galeli Neto. Moradora da Vila Independência, ela conta que convive com artrite reumatóide há 24 anos, diagnosticada após fortes dores no parto de sua segunda filha.

Ela recebe aplicação de Tocilizumabe, que serve para aliviar dor e inflação. "Não tenho força pra nada, infelizmente. Não consigo abrir sozinha uma garrafa pet sequer", lamenta.

O Naic Instituto de Câncer tem pacientes com idades entre 24 e 68 anos, com uma média de aplicação na casa de 250 pessoas, por mês. O instituto, no entanto, revela que tem capacidade para atender o dobro desse número, mas muita gente ainda desconhece este serviço da instituição.

A instituição está localizada próximo ao Hospital Estadual (HE), na rua Professor Nair Araújo Antunes, 1-50. O site é o www.naic.com.br e o telefone 14 3203 0393.