06 de janeiro de 2025
OPINIÃO

Campanha de Adoção de Cães no Domingo no Bauru Shopping

Por Thaís Viotto |
| Tempo de leitura: 2 min
Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

A Coluna Animal dessa semana vai trazer um tema muito especial: a campanha de adoção de cães filhotes, que será realizada no domingo, dia 04 de junho no Bauru Shopping. A iniciativa dessa campanha é da ONG de animais Formiguinhas Valentes, cujo objetivo é ajudar a divulgar os filhotes que protetoras de animais recolheram das ruas ou em situação de maus tratos.

Quem resiste à fofura de um filhote? Filhotes são fofos, graciosos, dá vontade de morder, não é mesmo? Sim, mas antes de adotarmos um filhote devemos pensar em algumas coisas como: O filhote em questão de pouco tempo se tornará um animal adulto e o comportamento vai mudar. Primeiro questionamento: continuarei gostando desse animal mesmo deixando de ser filhote? Terei condições psicológicas e financeiras de manter esse animal por 10, 15 anos ou mais? Os membros da família também vão ajudar a cuidar desse animalzinho?

Um pet deve ser levado, frequentemente, a uma clínica veterinária para consultas e exames. Ele deverá tomar vermífugo com uma certa frequência, de acordo com as instruções do médico veterinário e vacinado também. Caso ele tenha pelos longos, deve obrigatoriamente tomar banho em um estabelecimento apropriado para que tome banho e seja seco da forma correta para evitar que fique úmido e desenvolva doenças de pele e caia sua imunidade, deixando o mais propenso a ter algumas doenças.

Assim como ocorre no ser humano, a velhice de um pet traz problemas de saúde e exigem mais gastos com veterinário, exames e medicamentos. Tudo isso deve ser avaliado antes de se adotar um animalzinho. Afinal de contas, ninguém é obrigado a adotar um pet, porém com a adoção alguns cuidados devem ser observados, a fim de que o tutor não incorra no crime de maus tratos, previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98 e da Lei 14.064/2020 que tratos dos maus tratos a cães e gatos em especial, como deixar de cuidar do pet quando ele mais precisa. Abandono de animais é crime!

Para adotar um pet no evento de adoção é necessário levar cópia do documento pessoal e um comprovante de endereço atualizado (no máximo de 3 meses). Os candidatos a adoção de um pet passarão por uma entrevista para que a ONG possa avaliar se os mesmos tem condições de cuidar do pet adotado. A ONG fará o acompanhamento dos animais adotados na casa dos adotantes para assegurar que o pet está bem.

Adotar é um ato nobre, é um ato de amor. Campanha de adoção de cães filhotes (apenas animais de protetoras de animais), no Bauru Shopping, domingo, dia 04, das 14 às 17 horas. Será na entrada do Bauru Shopping pelas Lojas Americanas. Compartilhem essa informação para acharmos lares para esses lindos filhotes.