08 de janeiro de 2025
MEIO AMBIENTE

Ecovita Construtora desenvolve ações de apoio ao meio ambiente nas obras e escritórios

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Ecovita desenvolve ações que ressaltam a preocupação ambiental

No próximo dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que visa destacar o debate acerca da preservação da natureza e o papel da sociedade diante de diversos problemas que envolvem a sustentabilidade do planeta.

Entendendo o papel das empresas nesse contexto, a Ecovita, construtora de Bauru, desenvolve e mantém ações que ressaltam sua preocupação ambiental, algo que está no DNA da instituição.

Os números impressionam e mostram a marca deixada ao longo dos mais de 13 anos de atuação no mercado imobiliário. Nos empreendimentos já entregues, a Ecovita plantou mais de 120 mil árvores e, para os que ainda estão em obras, serão plantadas cerca de 40 mil.

Pensando em fortalecer ainda mais esse propósito, recentemente, a Construtora inaugurou os Sistemas de Reutilização de Água nas obras localizadas nas cidades de Botucatu e Jaú. O objetivo é captar a água pluvial para utilização em tarefas do dia a dia da construção civil, como lavagem de canteiros e refeitório, além de atividades como irrigação de plantas. “São pequenas ações, mas que representam um ganho expressivo para a empresa e para o meio ambiente como um todo. A gente tem o benefício ambiental e também o benefício econômico, porque estamos deixando de usar água tratada em momentos em que não há necessidade, poupando, mas conseguindo executar as atividades com a mesma eficiência e com resultado satisfatório”, explica Arnaldo Florenzano Neto, Analista de Sustentabilidade da Ecovita.

Outras ações e certificações são destaque

Entre as iniciativas, a empresa adota lixeiras para separação e destinação adequada de materiais, além da mensuração e controle de resíduos a fim de promover a reciclagem. Com isso, todos os itens coletados são encaminhados a cooperativas de reciclagem em diversas cidades.

Destacam-se ainda ações de parcerias para descarte adequado de resíduos de gesso; controle de emissões atmosféricas dos maquinários movidos a diesel; controle do consumo de água e energia, além de armazenamento adequado de produtos químicos.

Esse direcionamento também é reconhecido por meio do Selo Azul, uma ferramenta de classificação ASG (Ambiental, Social e Governança), concedida pela Caixa Econômica Federal, destinada a propostas de empreendimentos habitacionais que adotem soluções eficientes na concepção, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações. A obtenção do certificado Selo Verde, uma eco etiqueta que atesta qualidade ecológica e socioambiental, está entre as conquistas, pois atesta que os processos e ciclos desenvolvidos pela construtora estão preocupados com a preservação ambiental.

A preocupação segue também nos escritórios, por isso, a construtora mantém a colaboração com a Carbon Free Brasil para que toda atividade realizada na Administração Ecovita, localizada em Bauru, que gere emissão de CO² na atmosfera seja neutralizada a partir de plantio de árvores e sua manutenção.