Um homem de 42 anos identificado como Ricardo Garcia morreu após capotamento provocado por um cavalo solto, no quilômetro 348 da rodovia Cezário José de Castilho (SP-321), a Bauru-Arealva, em Bauru (SP), na madrugada deste domingo (21). Minutos antes, por volta das 4h, outro veículo já tinha colhido o animal, que não sobreviveu.
Quando se deparou com o corpo do equino na pista, o motorista de um Ford Ka tentou desviar bruscamente e o veículo capotou no sentido Bauru, na altura do bairro Vargem Limpa, informa o Policiamento Rodoviário. O condutor do carro não resistiu aos ferimentos.
Já a amiga dele, que também estava no automóvel, sobreviveu ilesa. Ela informou aos policiais que o casal voltava para Bauru depois de uma pescaria. Também ficaram feridos, mas de forma leve, os dois ocupantes do Fiat Uno, carro que atingiu o cavalo antes do capotamento, acrescenta a corporação.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi acionado para remover o equino e para a pista ser liberada.
FREQUÊNCIA
O flagrante de animais de grande porte soltos no perímetro urbano de Bauru é tema frequente de reportagens do JC. Nos últimos meses, diversos casos foram registrados, inclusive na própria Cezário José de Castilho, na altura na Vila São Paulo. No dia 7 de janeiro deste ano, conforme noticiado, duas vacas soltas na pista também resultaram em acidente.
De acordo com a Divisão de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Bauru, foram recolhidos 40 animais das ruas em 2021 e 53 animais em 2022, o que demonstra desrespeito à legislação municipal. Criações irregulares em perímetro privado urbano devem ser denunciadas. O telefone do CCZ é (14) 3103-8050.