O Hospital e Maternidade São José de Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru) demitiu, nesta semana, 26 funcionários e anunciou o fechamento de 40 leitos. Os cortes foram denunciados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região (Sindsaúde), que acompanha o caso. Para justificar as ações, a administração da entidade cita a necessidade de adequar receitas e despesas.
O Hospital São José atende moradores de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê. Após ser informado sobre as demissões, o Sindsaúde ofereceu assistência aos trabalhadores. A presidente da entidade, Edna Alves, diz que o critério para os desligamentos não foi informado. O Departamento Jurídico orienta os demitidos a não assinarem rescisões sem acompanhamento do advogado do Sindsaúde.
O administrador do Hospital São José, José Luis Minutti, confirma os desligamentos e fechamento de leitos. Segundo ele, o hospital contava com cerca de 200 funcionários. "A gente demitiu 26 funcionários, de todos os setores. E fechamos quarenta leitos", diz. Os cortes, de acordo com Minutti, atingiram áreas de nutrição, administrativa, enfermagem, cozinha, portaria, recepção e manutenção.
"Nós vamos deixar de gastar, para o mês que vem, um valor de quase R$ 100 mil na folha de pagamento. Isso vai dar um pouquinho de fôlego para o Hospital São José", afirma. O administrador explica que, hoje, a principal dificuldade enfrentada pela entidade é manter as suas receitas. "As pessoas têm dificuldades hoje em pagar um plano de saúde, pagar uma consulta, um exame", revela.
Ainda segundo Minutti, outras medidas estão e serão adotadas visando à redução de custos e ao equilíbrio das finanças do hospital. Ele projeta que, na região, outros hospitais deverão fazer cortes e fechar leitos para tentar manter as contas em dia e ressalta que a atual gestão do São José manteve os pagamentos em dia e realizou uma ampla reforma, com a ajuda de empresas parceiras.