06 de janeiro de 2025
COLUNISTA

Ignorantes nunca mudam de opinião

Por Alberto Consolaro |
| Tempo de leitura: 3 min
Professor Titular pela USP e Colunista de Ciências do JC
Os ignorantes não são cegos, eles cercam os seus limites dos olhos por medo!

Os ignorantes não podem brincar de esconde-esconde, pois se acham! E se acham o melhor biscoito do pacote. Sem contar que vivem molhados, pois aos primeiros raios saem as ruas e acham que são flashs para serem fotografados. Ignorantes quando se suicidam dão um mergulho no próprio ego!

Egoístas, egocêntricos e ignorantes são todos a mesma coisa, só conseguem falar de si mesmo e sua visão de mundo é restrita e a mais certa. Para eles a terra é plana, vacina faz mal e são supremacistas. Para todo ignorante, o centro do mundo é seu umbigo por onde passa o Meridiano de Greenwich para a terra girar!

Hoje escrevo em homenagem a um singelo amigo de 13 anos que aos poucos vou conhecendo com a sua intolerância aos ignorantes, evitando rodas de pessoas com esta variante humana. Na verdade, estou com inveja deste amigo, queria ter sido assim. Em vídeo nas redes sociais, o repórter pergunta aos pedestres o que acham dos “Homo sapiens”. A grande maioria confunde-os com os homoafetivos e tomem preconceitos. Ignorantes são preconceituosos.

Muitos querem reduzir a ignorância e me parece que refletir sobre a vida e atos todos os dias é um bom caminho Em outras palavras, isto é praticar diariamente a filosofia cuja palavra significa ser amigo do saber. A filosofia é a mãe de todas as ciências. Aliás, ciência e filosofia são odiadas pelos ignorantes.

PÍLULAS DE KANT

Immanuel Kant (1724-1804) foi filósofo alemão e expoente do iluminismo, cujos trabalhos o transformaram em uma das figuras mais influentes da filosofia contemporânea. A sua ideia de que a paz perpétua poderia ser assegurada por meio da democracia universal e da cooperação internacional, poderia ser o ponto culminante da história mundial.

Kant tinha a convicção de que uma pessoa não podia ter uma direção firme na vida enquanto não atingisse os 39 anos. Ele mesmo até esta idade, nada fez de interessante, mas uma crise existencial fez sua mente brilhar e o mundo agradece até hoje. Selecionei 4 pensamentos bem populares de Kant que podem ajudarmos na trajetória de vida, mesmo se temos menos que 39 anos.

1º) Quem não sabe o que procura, não percebe quando o encontra! Quantas pessoas estão perdidas na vida sem saber o que fazer e rumo a tomar? E se perguntar o que querem e qual o caminho gostariam de tomar, nem isto sabem responder. Às vezes o que querem, está ao seu lado e não percebem!

2º) O sábio pode mudar de opinião, o ignorante, nunca! Quantos dizem que nunca voltam atrás, não pedem desculpas e não se arrependem? É muita ignorância, pois a vida é uma verdadeira escola e todos os dias erramos. Isto é natural e faz do tempo um aperfeiçoamento constante, só requer uma consciência plena do que fazemos por aqui no mundo!

3º) Ciência é o conhecimento organizado, e sabedoria é a vida organizada. Apesar de cruel, uma pergunta é inevitável: qual a sua relação com a ciência? Seus sentimentos e pensamentos são verdadeiramente organizados e lhe dão serenidade? Reflita.

4º) Não somos ricos pelo que temos, mas sim pelo não precisamos ter. Não podemos ser escravos do muito. Quantos tem muito e são infelizes buscando sobressair-se com carros, iates, viagens e fazendas. Seja feliz pelo respeito aos seus pensamentos, opiniões, intelectualidade e amor que promove com os que te cercam. O resto é enganação de ser feliz.

REFLEXAO FINAL

Os trabalhos de Kant continuam disputados no mundo acadêmico, envolvendo controvérsias como a religião, suicídio e o racismo. Ele argumentou a favor da supremacia branca durante grande parte de sua carreira, mas mudou seus conceitos de raça nas últimas décadas da vida, reconhecendo que estava errado. A história de Kant mostra, mais uma vez, que: 1º) Apenas os inteligentes mudam de opinião, 2º) Somente os trens não mudam seus caminhos, e 3º) Só os tolos não evoluem!