A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) Seccional Bauru vai premiar, nesta quinta-feira (27), os vencedores do 11º Prêmio Regional de Excelência Gráfica Vinícius Viotto Coube. A premiação ocorrerá durante um jantar no Márcia & Marô Recepções e serão 23 premiados. Também será escolhido o melhor cartaz do concurso voltado para estudantes de cursos superiores e tecnológicos de Design, Publicidade e Propaganda e Produção Gráfica regularmente matriculados em instituições de ensino de Bauru e região.
Nesta edição houve um aumento de 40% de peças inscritas para concorrer à premiação, além de uma alta de 25% no número de empresas participantes. O destaque, no entanto, vai para o aumento no número de cartazes. De acordo com Aguinaldo Dias, primeiro vice-presidente da Seccional Bauru da Abigraf, foram 100% a mais de inscritos nesta 11ª edição. Ele afirma que participam alunos da Unesp, Unisagrado, Senai e outras instituições de ensino. O vencedor terá seu design utilizado na divulgação da premiação do próximo ano.
Segundo Aguinaldo, o objetivo do prêmio é dar destaque e divulgar os principais trabalhos desenvolvidos pela indústria da região, além de promover uma competição saudável entre as empresas da região de Bauru.
O momento reúne toda a indústria gráfica da região e permite a confraternização entre os profissionais. O vice-presidente destacou que, neste ano, houve um aumento de cidades participantes. Entre elas estão Bauru, São Manuel, Santa Cruz de Rio Pardo, Pederneiras, Jaú e Mineiros do Tietê.
O nome do prêmio visa homenagear o ex-presidente da Tilibra Vinícius Coube, que faleceu em 2011 e deixou um grande legado para o mercado gráfico regional. Também serão homenageadas, com troféus, três empresas eleitas pela indústria gráfica como as melhores fornecedoras da região.
A Abigraf representa cerca de 4.277 gráficas e 62.520 trabalhadores no Estado de São Paulo. Em nível nacional, são 15.691 gráficas e 154.569 profissionais.
O prêmio regional contou com os patrocinadores Heidelberg do Brasil, Suzano Papel e Celulose, Sun Chemical do Brasil, Toyo Ink, Papelão União e Farber Vernizes.