26 de dezembro de 2024
SAÚDE

Cuidados com a pele no outono: conheça os mais importantes

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 4 min
Freepik
É importante reforçar a hidratação da pele

Diferente do hemisfério norte, nosso outono ainda é quente — às vezes, até mais que o verão, principalmente nos dias de massa de ar quente e seca. O fato é que precisamos virar a chave na hora de cuidar da pele.

Alguns cuidados se mantêm, mas outros precisam entrar na sua rotina. É sobre tudo isso que vou falar na coluna deste domingo. Vem comigo para entender mais!

O que muda no outono?
Em geral, nosso outono mescla temperaturas quentes e frias, e vai amenizando até a entrada do inverno. Um ponto de mudança bem clássica e que reflete na nossa pele, quando não cuidamos com atenção, é que o clima fica mais seco.

Com menos chuva e mais vento, no geral, nossa pele sente e pode se mostrar ressecada quando não aprimoramos o jeito de cuidar dela. Também é importante tomar mais água, já que nossa hidratação também é feita de dentro para fora.

Muitas vezes, em pleno outono, os níveis de radiação continuam altos (ainda mais no primeiro e segundo mês), por isso usar e reaplicar o filtro solar continua sendo vital.

Confira agora minha lista de indicações de cuidados:

Fuja dos banhos quentes
Os banhos quentes e demorados facilitam a perda da água da pele e a camada de proteção composta de sebo que as glândulas sebáceas produzem, deixando-a mais ressecada.

Então, regule melhor a temperatura do chuveiro, que deve ser morna, no máximo. Se estiver frio, prefira banhos ao longo do dia, e não à noite, quando esfria. Além disso, o banho deve ser rápido, não indo além de 3 ou 4 minutos.

Opte por sabonetes à base de glicerina vegetal, use esponjas macias e não abrasivas e se seque com suavidade, sem esfregar a toalha no corpo.

Evite vários banhos ao dia e o excesso de limpeza no rosto
Evitar banhos e lavar o rosto em excesso é outro cuidado importante no outono. Quando você lava demais, retira a oleosidade natural da pele, fazendo com que ela se defenda produzindo mais sebo.

Por isso, um banho por dia é mais que suficiente. Quanto à lavagem do rosto, faça isso pela manhã e à noite — mais ou menos que isso apenas sob indicação médica.

Reforce a hidratação da pele
Usar hidratante para o corpo e para o rosto diariamente deve ser uma das regras básicas de todo skincare. Sem isso, a pele apresenta menos viço, menos brilho e se torna mais craquelada e com linhas visíveis — principalmente no rosto.

Para o corpo, a dica é aplicar o hidratante logo após o banho, pois nesse período os poros da pele estão abertos e absorvem melhor os cremes aplicados. Para o rosto, aplique após lavar o rosto, antes do protetor solar.

Converse com seu dermatologista para usar os produtos que sejam de fato indicados ao seu tipo de pele, isso faz muita diferença!

Filtro solar sempre
Não importa se é outono ou verão, os raios solares estão presentes, danificando a pele quando você não usa filtro solar. O melhor é usá-los logo pela manhã e  reaplicar depois, ao longo do dia. Você vai precisar reaplicar mais se ficar mais exposto ao sol, combinado?

Assim como no caso do hidratante, use o filtro indicado para seu tipo de pele — a orientação médica aqui, mais uma vez, faz toda a diferença.

Época ideal para tratamentos mais intensos
Procedimentos estéticos que deixam a pele mais sensível, como peeling mais intenso, laser e outros, são indicados na temporada de outono-inverno, já que os raios solares se tornam mais fracos e a pele se recupera melhor.

Então, se você tem vontade de fazer algum tratamento, aproveite a ida ao dermato e converse a respeito!

Fora esses, há outros cuidados bacanas pra se ter:

> Tome bastante água (o suficiente pra urina sair clara). Mantenha uma garrafinha por perto e não beba apenas quando sentir sede.

> Use protetor labial. Em geral, a pele dos lábios é a primeira a sentir o ressecamento. Você pode passar pomadas restauradoras antes de dormir.

> Use máscaras hidratantes no cabelo, quando senti-los ressecados. Ao lavar, o enxágue final deve ser com água fria.

Se você se exercita ao ar livre, evite o meio do dia e começo da tarde, quando o sol está mais intenso.

Ficou com alguma dúvida? Consulte seu dermatologista de confiança!

Um grande abraço e até o próximo domingo,

Daniela Hueb

Médica, CRM-SP 96.027