29 de novembro de 2024
ORGANIZAÇÃO

Roupas de cama e banho organizadas

Por Lisia Vargas |
| Tempo de leitura: 2 min

Como organizar as suas roupas de cama e banho?

Organizá-las é fundamental para que as peças durem mais e você ganhe tempo no seu dia a dia!

O importante é seguir uma lógica de organização que funcione na SUA casa e que facilite SUA manutenção, o que chamamos de “Sistemas de Organização”.

Sempre oriento que conjuntos se dobram juntos; respeitando a regrinha: “Conjunto fica junto”

Assim facilita para lavar, passar, guardar e na hora de reutilizar está tudo certinho.

Se você tem um único armário para guardar tudo, o tal Roupeiro, MARAVILHA!

Se não tiver, organize a rouparia de cada quarto dentro do próprio ambiente. Por exemplo: roupa de cama e banho do casal, no quarto do casal; da filha, no quarto da filha; no quarto de visita, os de visita, e assim por diante... facilitando a manutenção e autonomia para todos os membros família.

Vamos lá: “Bora” organizar?

1. Tire tudo do armário, coloque em cima da cama.

2. Agrupe os conjuntos.

3. Descarte e desapegue de tudo que estiver desparceirado, feio, rasguadinho...

4. Separe para doação, você sempre poderá fazer alguém feliz

5. Limpe bem o armário, o vinagre de álcool é uma excelente opção

6. O segredo de um armário organizado são as dobras. Dobre todas as peças da mesma forma. Há várias formas de dobrar uma toalha ou um lençol. Mas use a mesma lógica para todas.

7. Definia o tamanho da sua dobra e crie o seu gabarito (modelo), assim você vai deixar tudo do mesmo tamanho, bem padronizado

8. Agrupe os conjuntos. Toalhas de rosto dentro das toalhas de corpo. Fronhas dobradas juntas com os lençóis.

9. A grande vantagem é pegar tudo de uma vez só, e usar todo conjunto ao mesmo tempo, evitando que uma peça fique mais velha que a outra.

10. As toalhas de banho avulsas podem ser empilhadas por cor ou mesmo por tipo, como toalha para hóspedes, praia/piscina…

11. Os tapetes e pisos podem ser agrupados e guardados juntos no seu armário de roupa de cama ou armário do banheiro, dou preferência sempre para acomodá-los nas prateleiras mais baixas.

12. Os itens de maior utilidade devem ser priorizados nas prateleiras que ficam na altura dos nossos olhos e braços, os de pouco uso para cima e como disse antes, tapetes para baixo.

13. Para que você use todos os conjuntos de forma igual, coloque as peças vindas da lavanderia sempre por baixo das peças que já estão no armário. E use as que estão por cima, fazendo rodízio.

14. Identifique nas prateleiras, nos nichos ou nas pilhas, de quem ou de onde são aquelas peças: nome do filho ou “casal”, “visita”, “piscina”.

15. Sacos de TNT, os famosos “Packs” são ótimos para guardar edredom, colchas, mantas e travesseiros de hóspedes. Tudo que é de uso eventual. Você pode deixá-los no maleiro.

Agora você tem bastante trabalho, mas vai valer à pena!

Abençoada semana.