Para todas as pessoas que adoram aquele bate-papo com os amigos do escritório ou amam fofocar sobre a vida das celebridades enquanto tomam um café na cantina, uma boa notícia: pesquisadores descobriram que, longe de ser tudo uma perda de tempo, as mulheres que têm um bom relacionamento com os colegas de trabalho e gostam de rir com eles são mais saudáveis na meia-idade.
A conclusão foi feita por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália. Eles acompanharam mais de sete mil mulheres australianas com idades entre 45 e 50 anos por duas décadas. A cada três anos, as mulheres preenchiam um questionário, classificando seus níveis de satisfação com uma série de relacionamentos, incluindo parceiros, família, amigos, colegas de trabalho e outras conexões sociais.
Também foram coletados dados sobre se elas foram diagnosticadas com duas ou mais das 11 condições crônicas de saúde, incluindo pressão alta, doenças cardíacas, derrame, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, artrite, câncer, depressão, ansiedade, osteoporose e diabetes. Os pesquisadores descobriram que 58,3% das mulheres desenvolveram mais de uma doença crônica durante os 20 anos de monitoramento, de 1996 a 2016. Aquelas com as pontuações mais baixas de satisfação com o relacionamento tiveram as maiores chances de ter múltiplas doenças crônicas.
As participantes que estavam insatisfeitas com seus relacionamentos com as pessoas no trabalho tinham duas vezes mais chances de serem afetadas por doenças crônicas. Ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho tem um grande impacto em nosso bem-estar físico e mental, dado que normalmente passamos mais tempo com eles do que com pessoas de nossa família. Mas o estudo demonstrou que isso vai além do bem-estar e afeta a questão da saúde. Trabalhar com pessoas com as quais nos relacionamos bem é um fator protetor para diversas doenças que são potencialmente fatais.