22 de dezembro de 2024
INÉDITO

Fatec de Jaú atua em projeto que fará mapeamento do rio Amazonas

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Rodrigo Galvão/Fatec Jaú
Alunos em aula sobre embarcações, no Estaleiro Escola da Fatec de Jaú

Jaú - A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jaú (47 quilômetros de Bauru) participa de projeto que tem roteiro inédito: percorrer e documentar todo o percurso do rio Amazonas, considerado o mais longo do mundo, utilizando tecnologia acessível e sustentável. Criado pelo explorador Yuri Sanada, o projeto "Rio Amazonas - do Gelo ao Mar" conta com a participação da instituição nos estudos e desenvolvimento do sistema de propulsão e construção da embarcação que fará a viagem.

Nesta quinta (9), a partir das 8h, a convite dos cursos de Sistemas Navais e Construção Naval, Yuri e sua esposa, a também exploradora Vera Sanada, farão uma palestra no anfiteatro da Fatec de Jaú para falar sobre o projeto e roteiros de expedições que fazem ao redor do mundo. O evento é gratuito e aberto aos alunos, profissionais da área naval e comunidade em geral.

Um dos veículos que devem ser utilizados na expedição é um barco híbrido, movido a energia solar e dinâmica (por meio de pedais). Professores da Fatec de Jaú e alunos do campus, e também do campus de Tatuapé, atuam no desenvolvimento dos cascos da embarcação, do tipo trimarã, e dos estudos ergonômicos e de desempenho do sistema de propulsão.

O professor da Fatec de Jaú Alex de Almeida Prado explicou que, inicialmente, foram desenvolvidas as linhas principais da embarcação, e produzidas por corte a laser e, por usinagem CNC, as partes de um protótipo. Este modelo, segundo ele, será utilizado para construção dos moldes que servirão, depois, para confecção das embarcações a serem usadas na expedição.

"Já realizamos alguns testes com os pedais e com o assento do piloto para avaliar conforto e desempenho", diz a professora Rosangela Monteiro dos Santos, fisioterapeuta e responsável pela disciplina de Ergonomia no curso de Gestão da Produção Industrial. Segundo o professor Flávio Cardoso Ventura, da disciplina Projeto do Produto, alguns protótipos estão em fase de estudos no campus para desenvolvimento.

O PROJETO

O "Rio Amazonas - do Gelo ao Mar" faz parte de projetos desenvolvidos por Yuri Sanada, único brasileiro no prestigiado clube de exploradores NY Explorers Club, e realizador de outros documentários, como o Amazon Adventure 3D, sobre Henry Bates, um biólogo evolucionista que chegou à Amazônia em 1848 e, entre outras descobertas, descreveu pela primeira vez o fenômeno do mimetismo (no qual uma espécie evolui e passa a imitar outras como estratégia de sobrevivência). O documentário foi exibido em 2017 e venceu sete prêmios internacionais, tendo sido exibido em salas IMAX de cinemas em diversos países.