Avaí - A Cadeia Pública de Avaí (39 quilômetros de Bauru) foi palco, na manhã deste domingo (5), de um mutirão de saúde, com avaliação médica e testagens para doenças contagiosas. A ação, direcionada aos presos da unidade, é uma parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura Municipal de Avaí.
Com apoio logístico e suporte de segurança por parte de agentes policiais de plantão, equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde foi até a cadeia pública com o objetivo de mapear e atender os 33 presos atualmente custodiados com triagem, imunização e oferta de serviços clínicos.
Os detentos passaram por testagens rápida para HIV, sífilis e hepatites virais; pesquisa de sintomáticos respiratórios no que tange a tuberculose; avaliação dermatoneurológica para casos de hanseníase; aferição de pressão; teste de glicemia; pesagem; e também pelo controle de vacinas.
O mutirão conjunto entre Polícia Civil e Prefeitura de Avaí está programado para ocorrer periodicamente, e tem como objetivo proporcionar melhor controle de doenças contagiosas e trazer mais qualidade de vida aos presos, visitantes e policiais civis que atuam na Delegacia e na Cadeia Pública.
A ação é pautada na Lei de Execução Penal (LEP) e na Política Nacional de Atenção Integral e Saúde de Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp), que instituem que a garantia de assistência à saúde da população encarcerada ocorrerá no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da execução de ações de prevenção, proteção e promoção à saúde.