27 de dezembro de 2024
SAÚDE

Como cuidar da pele na menopausa?

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min
Freepik
Com a menopausa, é preciso cuidar melhor da pele

Prezado leitor,

Com a mudança hormonal da menopausa, existe a diminuição de produção de estrogênio nos ovários e a pele passa a perder de forma mais intensa a capacidade de produzir o colágeno, responsável pela firmeza da pele.

Mas o que mais acontece e como é possível se cuidar? Leia a seguir!

As mudanças que chegam com a menopausa
Com menos colágeno, fica mais comum sentirmos pontos de flacidez e rugas, tanto no rosto quanto áreas de flacidez em todo o corpo, como braços e glúteos — ainda mais quando não há uma rotina de atividade física.

Além disso, a hidratação fica comprometida. Vamos perdendo ácido hialurônico também na menopausa, essa substância fabricada pela nossa pele e que permite a ela reter água nas camadas mais profundas. Assim, as rugas e marcas de expressão também se sobressaem.

Na prática, como as camadas mais profundas conseguem reter menos água, algumas regiões vão ficando menos estufadinhas. É o caso, por exemplo, das maçãs do rosto e dos lábios, que perdem no volume.

Claro que a flacidez e as rugas não vêm apenas com a menopausa, trata-se de um processo que acontece pouco a pouco, e que é intensificado sem uma rotina boa de cuidados e hábitos ruins (cigarro e o excesso de açúcar e álcool).

Quais os cuidados quando se entra na menopausa?

> Proteção solar
Uma vez que já temos a questão dos hormônios diminuindo a produção de colágeno e a menor quantidade de ácido hialurônico, é fundamental garantir que o sol não vai fazer nenhum estrago. Afinal, os raios UVA agridem demais a nossa pele. Por isso, diariamente precisamos passar filtro solar e ir retocando ao longo do dia.

> Alimentação (ainda) mais saudável
Alimentos ricos em vitamina C são uma ótima aposta para manter a pele mais saudável, como laranja, kiwi, limão e acerola. Seu médico ainda pode recomendar vários suplementos de colágeno para complementar a alimentação.

Também é bacana ingerir alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, couve, cenoura e beterraba, que ajudam a combater os radicais livres, que podem favorecer o envelhecimento da pele. Consumir bastante água é outro ponto de atenção: cerca de dois a três litros ao dia.

> Exercícios físicos
Para tratar a flacidez que pode acometer o corpo, é importante manter uma boa rotina de atividade física. Musculação, pilates e funcional são bastante indicados para a firmeza e tonicidade muscular — mas sempre com acompanhamento de um professor.

Rotina de skincare específica
Existem inúmeros produtos que podem ajudar a manter a pele madura mais saudável, como séruns e alguns ácidos. Além disso, o uso de esfoliante é outro ponto fundamental, já que a pele na menopausa pode acumular células mortas. Só tome cuidado: tudo deve ser indicado pelo seu médico dermatologista.

Tratamentos estéticos
Há vários tratamentos que vão ajudar sua pele a produzir mais colágeno, melhorando a firmeza da pele. As injeções de ácido polilático, por exemplo, servem para o rosto e diversas outras partes do corpo, ajudando a manter a firmeza.

Peeling químico, radiofrequência, ultrassom e diversos tipos de laser também podem trazer resultados satisfatórios. Seu dermato ainda pode recomendar um combo de tratamentos, fazendo os resultados surgirem com mais agilidade.

Reposição hormonal
É possível fazer a reposição personalizada, em gel, via oral ou com pallets implantados na pele com durabilidade de até 8 meses. Consulte seu médico para saber mais.

O importante é entender que a menopausa faz parte da vida e, para passar por ela de forma harmônica, é super importante se cuidar!

Um grande abraço e até o próximo domingo,

Daniela Hueb

Médica, CRM-SP 96.027