Com objetivo de promover uma conscientização sobre a importância da doação de sangue e da realização do cadastro de medula óssea, o hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru realiza, entre esta segunda-feira (13) e o próximo sábado (18), uma campanha para chamar a atenção sobre o tema. A ação acontece em parceria com Rotary Club Vitória Régia.
Durante esta semana, uma equipe de voluntários estará no hemonúcleo da unidade oferecendo informações e esclarecendo dúvidas sobre a doação por parte da população para salvar vidas.
A assistente social do hemonúcleo Valéria Coltri reforça os benefícios da realização da campanha, neste período em que os estoquem caem. "Essa iniciativa é realizada há anos e nos ajuda muito. Além disso, existem mitos que impedem as pessoas de realizarem o cadastro de medula óssea", afirmou.
Como ser um doador
Para se tornar-se um, o interessado deverá ir até um hemonúcleo e preencher uma ficha cadastral portando o documento de identidade. Na ocasião, será coletada uma amostra de sangue para verificação de compatibilidade. Quando houver necessidade de algum paciente compatível, o doador será comunicado para coleta e destinação. O número de cadastrados é limitado e, após verificação, o doador é comunicado quanto à aprovação da possibilidade de doação. O hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e, aos sábados, das 7h às 12h.
Medula óssea
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado de saúde e não ter doença infecciosa transmissível como HIV ou hepatite.
Sangue
Para se tornar um doador de sangue é necessário ter entre 16 e 70 anos (se tiver mesmo de 18 anos, só com autorização dos pais e responsáveis), estar com a saúde em dia pesar, no mínimo, 50kg, ter tido na véspera uma boa noite de sono, ter feito uma refeição leve antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes.