23 de julho de 2024
TECNOLOGIA

Celular 5G já é uma realidade em Bauru e vai expandir de forma gradual

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
O 5G promete uma revolução em áreas como saúde, educação, segurança e em diferentes setores econômicos

A tecnologia 5G, que promete abrir portas para um futuro onde praticamente tudo pode ser conectado à internet, já é uma realidade em Bauru. Na semana passada, a operadora Claro ativou oficialmente sua rede 5G na cidade e, em nota, informou que irá expandi-la de forma gradual.

Inicialmente, a área de cobertura abrange uma grande região no entorno da Praça do Relógio (Praça Primaz Chujiro Otake), incluindo parte de bairros como o Jardim Bela Vista, Vila Falcão, Vila Souto e passando por trechos de vias importantes como a rua Bernardino de Campos e avenida Castelo Branco. Também abarca, parcialmente, a região central da cidade, a Vila Independência e trecho do Jardim Estoril, alcançando partes da avenida Comendador José da Silva Martha, até os residenciais Tivoli (o mapa pode ser conferido no http://www.claro.com.br/mapa-de-cobertura).

Por meio de nota, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que apenas a Claro já licenciou suas estações no município. Desta forma, apenas clientes da empresa com aparelho compatível e em área coberta pela tecnologia conseguem ter acesso ao 5G, sem necessidade de mudar de plano ou chip.

Ainda de acordo com o órgão, as operadoras que compraram espectro do leilão do 5G são obrigadas a disponibilizar o serviço em cidades com mais de 200 mil habitantes, com uma ERB (antena) para cada 15 mil habitantes, até 31 de julho de 2026, conforme previsto em edital.

No longo prazo, para além de uma conexão entre 50 e 100 vezes mais rápida, o 5G promete uma revolução em áreas como saúde, educação, segurança e em diferentes setores econômicos, com a possibilidade de interação com alta eficiência entre máquinas, sem a intervenção humana. Assim, a previsão é de que casas inteligentes, cirurgias e exames médicos realizados a distância, eletrodomésticos controlados remotamente por celular, conteúdo de realidade virtual nas salas de aula, entre inúmeras possibilidades, se tornem parte do dia a dia de todo cidadão.

ATUALIZAÇÃO

Ainda de acordo com a Anatel, nesta fase inicial, as prestadoras terão condições de instalar o 5G nas estruturas onde já possuem licença para operar com o 3G e 4G. Porém, para que seja possível expandir esta tecnologia no médio prazo, Bauru terá de atualizar a legislação existente que disciplina a implantação de antenas de telecomunicação na cidade.

Presidente da Comissão de Infraestrutura Aérea Urbana de Bauru (Coinfra), Carlos Augusto Kirchner ajudou na elaboração do projeto de lei e tem cobrado celeridade para que a prefeitura conclua o texto e o envie à Câmara Municipal. "Ele servirá para ajustar alguns parâmetros e diminuir restrições, como as distâncias entre torres, para facilitar estas novas instalações", diz.

Por meio de nota, o Executivo informou que o projeto de lei está recebendo os ajustes finais e deverá ser enviado nos próximos dias ao Legislativo. Entre outros motivos, a medida é necessária porque, quanto mais veloz a conexão, menor é a área de cobertura, o que exige um acréscimo significativo de antenas, que deverão ser menores e distribuídas no espaço urbano, como em topos de edifícios.