A cerimônia de posse de um presidente da República requer muita responsabilidade e um preparo com muitas pessoas envolvidas. Agora, imagine cozinhar para 3.700 pessoas. O francano Alex Henrique Sabino, de 45 anos, foi o chef responsável pelo preparo e coordenação das refeições na cerimônia de 1º de janeiro de 2011, quando Dilma Rousseff assumiu o cargo de presidente. O evento foi realizado para autoridades e chefes de estado de diversos países.
Nascido em São Paulo, mas com familiares de origem na região de Franca e Delfinópolis (MG), Alex se mudou para Franca ainda criança, aos quatro anos de idade. Morou no Jardim Francano e no Centro.
Já menino, estudou na escola Pestalozzi e foi guarda-mirim. Morou em Franca por 26 anos, até completar os 30, antes de se juntar ao négocio da família. “Meus pais moravam em Brasília e fui para lá ajudar eles com o restaurante e fiz gastronomia”.
Os laços com a cozinha foram se intensificando cada vez mais com o passar dos anos e Alex resolveu se profissionalizar. Em Brasília, se formou em gastronomia pela Universidade Católica de Brasília e por lá também fez pós-graduação na mesma área.
Em 2011, Alex foi notado pela capacidade na cozinha e nos pratos elaborados, e foi chamado para ir ao Palácio Itamaraty, onde foi responsável por cozinhar e coordenar equipes na cozinha para a posse de Dilma Rousseff, com a participação de 3.700 pessoas. “A comida escolhida foi a comida típica brasileira”, relata o cozinheiro, que ficou trabalhando no local de 2011 a 2015.
Alex também cozinhou para diversos chefes de estado e para as cerimônias de posse de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Em 2019, foi o masterchef responsável pelo réveillon no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Durante a sua trajetória, também chegou a cozinhar em Buenos Aires, na Argentina.
“Pra mim a maior satisfação é a pessoa falar que gostou da comida, independente de quem seja. Ouvir aquele “huuummm” no final não tem preço”, destaca Alex.
Perguntado qual a sua especialidade, ele acrescenta que gosta da comida brasileira, regionais, e que o seu prato preferido são os com frutos do mar. Além disso, promove união de produtos brasileiros e internacionais nos pratos.
De volta ao solo francano, o masterchef atualmente presta consultoria para restaurantes da cidade e agora tem o seu próprio restaurante.
“Realizei meu sonho de ter meu restaurante. Rinocer, um espaço com almoço executivo, jantar italiano elaborado e business para fechar negócios”, relata o chef.
Ele e mais sócios abriram o espaço na segunda-feira, 23 de janeiro, o que é novidade em Franca e no Brasil, uma junção de cafeteria, almoço e jantar, e ao mesmo tempo um local para as pessoas fecharem negócios e corretores venderem imóveis e atender os seus clientes.
Veja abaixo alguns registros: