20 de dezembro de 2025
10 ANOS HB

HB faz 10 anos sob a gestão da Famesp e reformas são desafio

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Tainá Vétere/JC Imagens
Antonio Rugolo Junior, presidente da Famesp

O Hospital de Base (HB) completa, neste mês, dez anos sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp). A Organização Social de Saúde assumiu a administração da unidade, fundada há 72 anos, a pedido do governo do Estado, em janeiro de 2013. E, agora, tem como principal desafio obter recursos para a realização de necessárias reformas.

Atualmente, o HB conta com 169 leitos, sendo 141 destinados a internações clínica e cirúrgica e 28 de UTI. Segundo o presidente da Famesp, Antonio Rugolo Junior, ao longo destes dez anos, algumas melhorias foram realizadas no prédio do hospital. Contudo, ainda é preciso executar algumas obras, como a reforma e ampliação do centro cirúrgico, que já possui projeto pronto, a ser reapresentado para esta nova gestão do governo do Estado.

"O ideal é que tivéssemos mais salas de cirurgias. Também precisamos reformar a enfermaria, que ainda possui alguns quartos grandes, com banheiro para oito pacientes. A ideia é diminuir o tamanho destes quartos e dar mais privacidade e conforto a quem está internado. Queremos, ainda, trocar os elevadores por modelos mais modernos e com tamanho de padrão mais atual. Até agora, apenas um foi substituído", descreve, acrescentando que o investimento para estas benfeitorias é alto, o que demandará tratativas junto à Secretaria de Estado da Saúde.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Já do ponto de vista assistencial, o HB está sendo transformado em um hospital com atendimento, predominantemente, de urgência e emergência em âmbito regional. De acordo com Rugolo Junior, até o ano passado, o Hospital Estadual, unidade também sob gestão da Famesp, recebia pacientes de outras cidades, principalmente vítimas de trauma e infarto, que demandavam cirurgias de urgência.

"Já o HB atendia urgência e emergência de Bauru. Agora, estamos aglutinando este tipo de atendimentos a pacientes oriundos de 38 municípios. E também um pouco de cirurgia eletivas, mas deixando a maioria delas para o Estadual", completa. Entre 2020 e novembro de 2022, o HB realizou 173.063 internações, quase 17 mil cirurgias e 45.643 atendimentos de urgência e emergência.