A Coluna Animal dessa semana vai trazer boas novas: os dados atualizados do programa de castração de cães e gatos da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru em parceria com a Agrosolo, chamado Amigos de Pata, cujo objetivo é castrar os pets da população de baixa renda de Bauru, que não tem condições de pagar por uma cirurgia para seu bichinho de estimação.
Todos os dias vemos em nossas redes sociais vários pedidos de ajuda para muitas cachorras e gatas que estão prestes a dar à luz ou acabaram de ter seus filhotes e precisam de abrigo até eles serem desmamados e poderem ser colocados para adoção. Diante dessa triste realidade, a castração entra como a solução ética, definitiva e segura para que esse problema seja minimizado, ou seja, quanto mais animais castrados, menos cachorras, gatas e seus respectivos filhotes sofrerão com a dor do abandono e maus tratos.
A castração é uma cirurgia relativamente simples, e pode ser feita em cães e gatos, machos e Agrosolo caso das fêmeas antes mesmo do primeiro cio para a maioria das raças. A castração traz inúmeros benefícios tais como: evita procriação e gravidez psicológica (falsa gestação), tumor de mama, infecção do útero (piometra), melhora comportamental; diminui as chances de fuga (porque o pet estando castrado, não vai ter vontade de fugir para cruzar; evita possíveis brigas; aumenta a expectativa de vida; evita a propagação de doenças graves entre os pets como o tvt por exemplo, que é o tumor venéreo transmissível que é passado entre o cruzamento dos cães).
A castração das fêmeas é diferente da cirurgia feita em machos. Para as fêmeas, o tipo mais recomendado de cirurgia de castração de cachorro é a ovariectomia, que consiste na remoção cirúrgica tanto do útero quanto dos ovários. Já para os machos, o procedimento mais comum é chamado de orquiectomia, que consiste na remoção dos dois testículos. Ao contrário da ovariectomia, que é uma cirurgia interna e exige um maior tempo de recuperação, ela é menos invasiva para os cachorros, considerando a anatomia dos cães, ou seja, nas fêmeas é necessário que se faça uma incisão na barriga e nos machos é externa, claro que o profissional usara todas as técnicas cirúrgicas e anestesia geral para que o pet não sinta dor nem desconforto.
Em apenas 18 meses (junho de 2021 e dezembro de 2022) dessa incrível parceria entre a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru e a Agrosolo tivemos 506 animais castrados sendo todos da população de baixa renda. Em 2021 tivemos 272 pets castrados, sendo 187 felinos e 85 caninos. Em 2022, tivemos 117 felinos e também 117 caninos, ou seja, 234 pets. Ao passo que a Prefeitura Municipal de Bauru, tendo um programa ético de castração de cães e gatos para a população de baixa renda, não castrou nenhum animal em 2021 e em 2022 castrou menos de cem animais, tendo a obrigação de cumprir a lei que prevê a castração e muita verba nos cofres públicos...lamentável. E seguimos em 2023 com esse projeto maravilhoso de parceria entre a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru e a Agrosolo.
Thaís Viotto
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA).