06 de janeiro de 2025
PET

Janeiro Branco: Conscientização da Saúde Mental e Bem-estar Dos Animais

Por Thaís Viotto |
| Tempo de leitura: 3 min
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e da Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA)

A Coluna Animal dessa semana vai trazer um tema inédito que o Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e bem estar dos animais, é uma data nova no calendário pet, que foi inspirado na campanha com o mesmo nome que é voltada para os seres humanos, um movimento social dedicado à construção de uma cultura de saúde mental na humanidade.

Assim como a saúde física, a saúde mental equilibrada de um pet é de extrema importância para ele e para as pessoas que convivem com ele e ate mesmo para os vizinhos da casa onde ele mora. Pets também podem desenvolver alguns transtornos como ansiedade, medo de ficar longe de seus tutores, depressão entre outras.

Os pets dão alguns sinais de que tem algo de errado com a saúde mental deles quando eles, por exemplo, cães que  latem muito e gatos que miam muito; ficar atento se o seu pet apresenta vômitos e diarréias, principalmente, sem causas aparentes; as orelhas do animal caso elas fiquem muito tempo para baixo (caídas) é sinal de que alguma coisa pode estar acontecendo; se o animal fica correndo atrás do próprio rabo ou lambendo insistentemente alguma parte do corpo (geralmente a pata); mudança repentina no comportamento; queda de pelos, pode ser tanto um problema de comportamento quanto uma doença dermatológica. Por isso, leve-o ao veterinário de confiança se surgir esse sintoma e agressividade. A agressividade já é um sintoma um pouco mais avançado do estresse.

Percebendo um desses sinais é interessante relatar ao Médico Veterinário de seu pet e ou procurar um profissional especializado em comportamento animal para saber o que você faz pelo seu pet. Aqui vão algumas dicas para ajudar a amenizar os sintomas do stress: Separe um tempo para estimular os sentidos de seu pet, pois atividades como caçar petiscos são desafiadoras e promovem gratificação quando o animal conquista o alimento; alterne os brinquedos frequentemente – da mesma forma que os humanos enjoam de atividades recreativas repetitivas e seus brinquedos, o seu animalzinho também pode não estar mais achando graça daquele bichinho de pelúcia ou bolinha velha. Reveze os brinquedos para que eles sempre se sintam estimulados; passeios principalmente no caso de cães. Os cães são seres sociáveis e com muita energia física, por isso precisam se movimentar e passear diariamente.

No caso dos felinos, fique atento à caixa de areia. Os gatos ficam estressados muito facilmente se a caixinha de areia fica suja por muito tempo e se precisam dividi-la com outros gatinhos. Por isso, o ideal é ter uma caixa para cada gato e mais uma caixa extra. Enriquecimento ambiental. A principal ideia do enriquecimento ambiental para os pets é fornecer um espaço com atividades que sejam próximas da natureza deles e por consequência deixá-los mais calmos e confortáveis. Ou seja, são técnicas de desafios mentais e físicos que procuram levar entretenimento aos peludos e oferecer diversos benefícios a eles. Além disso, com o ambiente mais atrativo, os cachorros e os gatos tendem a querer interagir mais, praticando as atividades propostas. Os resultados são comportamentais e físicos, notados rapidamente.

Que tal começar esse ano pensando também na saúde mental e bem estar dos seus pets? Os benefícios disso são vistos a olho nu, é nítido como um pet com a saúde mental em dia também deixa seus tutores também mais felizes e tranquilos. Vale a pena investir tempo e dinheiro na saúde e bem estar dos nossos filhos de 4 patas.

Fonte: Site agencia.pet