20 de dezembro de 2025
LEI DE 2018

Legislação em Bauru é descumprida e animais soltos nas ruas preocupam motoristas

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Bruno Freitas
Cavalo no meio de uma rua, no Parque Jaraguá, amarrado por corda em poste

A presença dos animais de grande porte soltos no perímetro urbano de Bauru continua preocupando moradores na cidade. Nos últimos dias, diversos casos foram flagrados. Um deles, no sábado (7), resultou em acidente que destruiu parcialmente um carro e matou duas vacas na Vila São Paulo, em trecho da rodovia Cezário José de Castilho (SP-321), a Bauru-Iacanga. A condutora do veículo não se feriu gravemente.

De acordo com a Divisão de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Bauru, foram recolhidos 40 animais das ruas em 2021 e 53 animais em 2022.

Na noite desta terça-feira (10), a reportagem flagrou dois cavalos pastando nas calçadas da quadra 5 da rua Nasir Narciso de Campos Pavan, no Parque Jaraguá.

Um deles estava solto na esquina e o outro amarrado a um poste de iluminação pública com um corda frouxa de cerca de 5 metros de comprimento. Esta rua é de movimento de motociclistas que acabam, inclusive, trafegando em alta velocidade. Um acidente anunciado, tanto para os motoristas quanto aos cavalos, que têm suas vidas colocadas em risco pelos tutores que não respeitam uma lei municipal que entrou em vigor em 2018.

Leitores também denunciaram cavalos soltos, nos últimos dias, na movimentada avenida Marcos de Paula Raphael, na altura da rotatória da Escola Estadual Ada Cariani Avalone, e na rua Laudze Garcia Menezes, no Parque Jaraguá, rente a rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), a Bauru-Marília.

Outro flagrante, no domingo (8), foi de um cavalo com moradia antiga em área verde municipal nas quadras 21 e 22 da avenida Pinheiro Machado.

Também é comum ver criação de cavalos no entorno da rua Otacílio Garms, via de ligação entre o Jardim Marambá e a região do Sambódromo.

Em nota ao JC, a prefeitura informou que vai encaminhar a denúncia para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A Secretaria do Meio Ambiente (Semma) recomendação que animais encontrados em via pública sejam denunciados ao CCZ. Já  criações irregulares em perímetro privado urbano devem ser denunciadas como maus-tratos. O telefone do CCZ é (14) 3103-8050.