06 de janeiro de 2025

Começou o ano: é hora de se organizar!

Por Lisia Vargas |
| Tempo de leitura: 2 min
Freepik
Aproveite o início do ano para entrar numa rotina de organização

Desorganização. Uma palavra que pouca gente gosta, mas que faz parte da vida de tantas pessoas, não é mesmo? Muitas vezes a desorganização é crônica, e vem de longo tempo na vida da pessoa. Ela se acostumou a ser desorganizada e pronto. Acha que é só assim que se vive (rsrsrsr). Se esse é seu caso, saiba que não é. E mais: nem tudo está perdido e sempre é tempo de mudar! Basta estar disposto.

E que tal aproveitar o início do ano para provocar uma mudança na sua rotina? E quando você perceber que uma vida organizada é mais prática, não vai mais querer voltar à antiga rotina. Quer ver?

O primeiro passo é entender o que causa a desorganização. No dia a dia, a desordem geralmente acontece desde a cama desarrumada, roupas usadas espalhadas, até a louça do dia anterior (ou dias) por lavar!

A desordem pode ocorrer em situações específicas da vida, como uma mudança de casa, de um emprego, e até do nascimento de um filho. Essas ocasiões podem gerar uma desorganização, em um primeiro momento, mas tudo volta ao seu lugar depois da adaptação.

Já a desorganização por um longo tempo, é identificada quando os objetos ficam jogados e amontoados pelos ambientes da casa durante meses ou até anos. Essa é uma a situação característica de desorganização crônica! Por mais que a pessoa tente, sozinha, não consegue se reorganizar e sofre porque sabe que jamais conseguirá.

E aí entra uma ajuda preciosa: a da personal organizer. Ela - ou ele - pode ajudar, desde que não existam questões emocionais envolvidas. Se for este o caso, o ideal é buscar o acompanhamento de um psicólogo para identificar o que está causando essa desordem.

Bora começar a organizar?

DICAS
- Descarte e desapegue de tudo que não necessita mais, que não seja mais relevante para você

- Reserve um tempinho do seu dia para arrumar e colocar tudo de volta em seus devidos lugares

- Categorize

- Cada objeto, por menor ou insignificante que seja, deve ter a sua “casinha”, o seu CEP, o seu lugar ideal, pré-definido

- Identifique

- Mantenha  disciplina

- Pegou, usou, guardou de volta no lugar

FIQUE ATENTO!
O desorganizado crônico pode ou não ser um acumulador. Já o acumulador, geralmente é desorganizado.

A característica é que, para essa pessoa, a decisão de desapegar, é muito difícil, e definir o que vai embora e o que é necessário na sua vida, causa muito medo, e geralmente ela acha que poderá precisar daqueles objetos, no futuro.

A desorganização crônica, pode estar relacionada à ansiedade, depressão, e outras síndromes, e só o profissional capacitado pode diagnosticar, um médico ou um psicólogo.

O fato é: a desorganização espacial gera desorganização mental, estresse, cansaço físico, falta de rendimento no trabalho, insatisfação pessoal, entre outros…

Então, tome o primeiro passo, organize-se, e tenha uma vida mais tranquila e feliz!