29 de novembro de 2024

Hoje: evento de adoção de cães no Mercadão da Ração

Por Thaís Viotto |
| Tempo de leitura: 2 min
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e da Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA)

A Coluna Animal desta semana tratará sobre o primeiro evento do ano de adoção de cães que estão abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bauru. Esse é um evento do CCZ em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). A adoção de um animal pode não mudar o mundo, mas muda o mundo daquele animal que ganha uma família e lar para chamar de seu.

Os animais disponíveis para adoção são cães, tanto machos quanto fêmeas, adultos, já castrados e vacinados com a V10, que protege contra 10 doenças, antirrábica e vermífugo. Ou seja, quem adotar não terá preocupação em levar o pet para o veterinário, dar vermífugo, castrar. Além disso, o reforço da próxima vacina será apenas 1 ano após o cachorro ter tomado. São animais saudáveis, alegres, dos mais variados temperamentos, desde os mais quietinhos até os mais agitados. De várias cores e tamanhos, em geral, cães sem raça definida, os chamados “vira-latas”, que são ótimos cães porque são muito doceis e tem pouca tendencia a desenvolver problemas de saúde.

O CCZ está atuando com a capacidade máxima de abrigar os animais. Atualmente, são 40 animais sob a tutela da intituição, daí a importância de se divulgar a iniciativa e adotar animais ao invés de comprá-los. Além do mais, amigo não se compra e animais não são mercadoria para serem comercializadas.

A adoção de um cão não favorece apenas o animal, mas também a pessoa que o adota. Podemos citar vários benefícios de adotar um pet, tais como: são companheiros para todas as horas; com um animal de estimação em casa, você nunca mais se sentirá sozinho; pets ajudam a reduzir o estresse; eles mantêm você em movimento; seu lar será muito mais alegre; e ter um pet faz bem para o coração.

O evento de adoção será realizado nesse sábado (7), das 9 às 14 horas, no Mercadão da Ração, que fica na rua Rafael Pereira Martini, 11-30, no Jardim Redentor. O interessado deverá levar um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço atualizado (de no máximo 3 meses).

Quem não conseguir ir pode procurar o CCZ na rua Henrique Hunzicker, 2-17, no Jardim Bom Samaritano, próximo ao Cemitério do Redentor, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Que tal começar o ano novo com uma bela iniciativa que é a adoção de um pet? Já pensou nisso antes?