24 de dezembro de 2025
BAURU

Voluntários oferecem alimentos 'para o corpo e a alma' no Manoel de Abreu

Por Tânia Morbi | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Voluntários acolhem acompanhantes de pacientes

Desde novembro deste ano, voluntários do Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, localizado no Mary Dota, se dedicam a tornar mais leve o dia a dia de quem faz companhia a pacientes internados no Hospital Manoel de Abreu, em Bauru. O acolhimento ocorre em um imóvel que fica dentro da área do complexo hospitalar e, inclusive, já serviu para este tipo de atendimento antes do fechamento para reforma da unidade, em 2016. Ali, são ofertados alimentos para o corpo e conforto à alma dos acompanhantes.

Os 64 voluntários assumiram a tarefa e têm mantido a acolhida com recursos próprios, revezando-se para que a mesa seja farta, de domingo a domingo, três vezes ao dia, com café, pão, bolos, bolachas, leite e o que conseguem suprir. Também são oferecidos produtos de higiene pessoal e roupas, para quem quiser tomar banho no local.

Como o hospital não está funcionando com 100% de sua capacidade, a voluntária Maria Alves da Silva explica que, a cada dia, passam pela casa de oito a dez pessoas de Bauru e região. Ao todo, o Manoel de Abreu possui 79 leitos para internações de longa permanência.

HARMONIA

Maria Alves conta que já são muitas as demonstrações de carinho pelo atendimento oferecido, principalmente pelo apoio emocional. "Nosso objetivo é criar harmonia para o acompanhante. Queremos que, quando ele se sentar à mesa, sinta-se em casa. Que se restabeleça emocionalmente e fique forte para sua tarefa", descreve.

Até a própria Secretaria de Estado da Saúde destacou a importância do voluntariado no Manoel de Abreu. "É de extrema relevância para auxiliar no bem-estar dos pacientes e acompanhantes. Enquanto a equipe de profissionais do hospital concentra esforços na assistência hospitalar do paciente, esse grupo de voluntários atua de forma a promover acolhimento e distração, o que acaba repercutindo no tratamento de quem está internado na unidade", apontou, em nota, a pasta.

Inclusive, nesta última sexta-feira (23), o grupo proporcionou um momento de confraternização natalina entre os próprios voluntários, acompanhantes e funcionários do Manoel de Abreu.

SERVIÇO

Quem quiser ser voluntário do grupo (independente da religião) ou contribuir com qualquer tipo de doação, pode entrar em contato pelo telefone (14) 99688-2442 (WhatsApp). Também é possível doar diretamente na conta do Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo (Mercado Pago, Banco 323, Agência 0001, Conta 4229006691-3) ou pelo Pix (05.365.858/0001-73).