13 de dezembro de 2025
RECUPERAÇÃO

Voltou a andar: ouriço ferido com dardo recebe até implantes de ouro

Por Larissa Bastos | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo Pessoal
Ouriço-cacheiro fêmea foi sedado para receber os implantes de ouro nas articulações (credito: Arquivo Pessoal)

O ouriço-cacheiro fêmea que foi atingido por um dardo dentro de um condomínio de luxo em Bauru voltou a andar. Conforme o JC noticiou, quando o animal foi resgatado e levado ao Zoológico de Bauru em estado grave, em outubro deste ano, ele não conseguia mexer as patas traseiras. Após cerca de 45 dias de tratamento e de receber até implantes de ouro de acupuntura nas articulações, o mamífero apresenta melhoras significativas e caminha para a reabilitação.

Nesta segunda-feira (12), o Zoo compartilhou, nas redes sociais, um vídeo celebrando a recuperação, com imagens do animal andando.

A médica veterinária Fabiola Ueda Nicolini, que é especialista em acupuntura há 15 anos e fez os implantes, conta que o ouriço fêmea havia conseguido recuperar o movimento da pata esquerda apenas com o tratamento alopático. Porém, a direita não estava respondendo aos procedimentos.

"Como já realizo trabalhos voluntários no Zoo, os veterinários de lá me procuraram, perguntando se sessões de acupuntura poderiam ajudar. Mas, por ser um animal selvagem e bravo, ele teria que ser anestesiado muitas vezes para as aplicações, o que não é bom. Além disso, ele é de difícil manuseio mesmo sedado, por conta dos espinhos. Então, avaliamos que seria melhor trabalhar com os implantes de ouro", detalha Nicolini, que fez o tratamento gratuitamente.

MESMO EFEITO

A médica veterinária explica que este pequeno fragmento do metal nobre, quando implantado nos locais específicos de acupuntura, têm o mesmo efeito da agulha comumente usada nesta terapia. Ou seja, de estimular a reorganização do sistema nervoso e tratar as patologias.

Porém, por permanecer no corpo do paciente, o ouro possui efeito prolongado de cerca de três anos. Assim, o bicho não precisa de várias sessões. No Brasil, a técnica é autorizada somente em animais.

"O implante é bem pequeno. Cada um tem menos de dois milímetros de comprimento e, para se ter ideia, 80 unidades juntas pesam 1 grama. Eles são inseridos com agulhas e o ouriço fêmea em questão recebeu quatro implantes nas articulações, no dia 8 de novembro. E já é possível notar que ela está respondendo aos estímulos. Antes, só arrastava a pata, mas já está conseguindo mexê-la.", completa Fabiola Nicolini.

RELEMBRE O CASO

Conforme o JC noticiou, na madrugada de 25 de outubro deste ano, o ouriço fêmea foi resgatado em estado grave pelo Corpo de Bombeiros no Villaggio 3, em Bauru, após ser atingido por um dardo. Na ocasião, moradores do residencial denunciaram que dois gatos de residentes também tinham sido feridos pelo mesmo item, sendo que um dos felinos não resistiu.

A prática é considerada crime ambiental e o caso ficou sob investigação da Polícia Civil da cidade, por meio da Delegacia do Meio Ambiente da Central de Polícia Judiciária (CPJ).

No dia 31 de outubro, a polícia informou ter identificado o suspeito de ter cometido o crime. Na casa do empresário, inclusive, foram recolhidas uma caixa vazia de dardos, uma arma de pressão e chumbinhos.