21 de dezembro de 2025
SAÚDE

Jardim Godoy é primeira Unidade de Saúde da Família a atender até as 23h

Por Tânia Morbi | da Reunião
| Tempo de leitura: 3 min
Banco de Imagens/JC
Horário foi ampliado quando núcleo passou a funcionar como USF

A Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Godoy, em Bauru, passou a atender até as 23h. Trata-se do primeiro serviço desta natureza na cidade a receber pacientes até esse horário. Antes da mudança, a assistência era ofertada até as 19h. A alteração foi possível por uma série de razões, informa a prefeitura.

Entre elas está o benefício proporcionado à população da região que trabalha em horário comercial. Esse público terá mais facilidade de acesso a atendimentos como vacinação, curativos e entrega de insumos. Para implantar o novo formato, a Secretaria de Saúde levou em consideração o fato da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) priorizar a expansão do sistema de USF.

Aliás, há apenas dois meses, quando o horário de atendimento foi alterado para as 23h, ela tornou-se USF. Antes, a unidade do Godoy funcionava como Unidade Básica de Saúde (UBS). A diferença entre elas é que a USF conta com médico generalista e uma equipe multidisciplinar que atende uma área definida, muitas vezes indo até a casa dos pacientes. No caso da UBS, quem precisa de assistência médica deve buscá-la exclusivamente na unidade, mesmo que seja em outro bairro (leia quadro abaixo).

Por conta da mudança, moradores da área contemplada pela USF do Godoy podem usufruir de atendimento médico e todos os outros serviços até as 23h, com agendamento. Já a vacinação na unidade funciona de segunda a sexta-feira até às 22h30, tanto para os moradores desta área quanto de outras regiões.

Tanto as UBSs quanto as USFs integram a chamada Atenção Primária à Saúde. A expectativa da Secretaria de Saúde ao ampliar o atendimento até mais tarde também é desafogar a Urgência e Emergência (UPAs). Mas este impacto será analisado apenas posteriormente. “Espera-se que haja, em médio e longo prazos, uma queda na curva de atendimentos, considerando as ações realizadas em todas as unidades de Atenção Primária à Saúde, como resultado das ações de promoção e prevenção”, pondera a prefeitura, por meio de sua assessoria.

Quando a UBS do Godoy se tornou USF, com ampliação do horário, houve ainda otimização do espaço para que a capacidade de atendimento aumentasse, inclusive com incremento na vacinação de adultos e crianças, uma demanda registrada na região contemplada pela unidade e que ainda permite o atendimento de moradores de outras regiões, acrescenta a prefeitura.

Atenção Primária

Atualmente, a rede municipal de atenção primária de Bauru conta com 24 unidades, entre UBSs e USFs, parte com as portas abertas até as 17h; parte até as 19h e parte até as 23h (leia quadro). Embora a do Godoy, cuja gestão é da Sorri, seja a única USF recebendo pacientes até as 23h, a cidade também conta com UBSs funcionando neste horário.

É o caso das unidades da Vila Falcão, Jardim Bela Vista, Jardim Chapadão e Núcleo Geisel, que passaram a atender em horário estendido no começo deste ano, em decorrência da pandemia. Para que a ampliação do horário fosse possível, a prefeitura contratou a Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), responsável pela gestão das 17h às 23h, com atendimento médico de livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. Até as 17h, é a própria prefeitura que administra estas UBSs.

Porém, o contrato com a AHBB vence em janeiro. Uma licitação foi aberta e, a partir dela, será definida qual entidade dará seguimento à gestão. A UBS da Falcão ficará de fora do processo, pois voltará ao horário normal (até as 17h). De acordo com a Saúde, ela não apresenta demanda que justifique a manutenção do atendimento até as 23h.

Ainda em relação a horários, desde quinta-feira (1), a UBS do Jardim Jussara/Celina passa a atender até as 19h. Antes, funcionavam até as 17h.