06 de janeiro de 2025

O que você deseja expressar com sua imagem?

Por Fernanda Cavenaghi |
| Tempo de leitura: 3 min
Freepik

As pessoas não querem mais ser iguais. O conceito mudou! Não há mais padrão único. As pessoas não querem mais o que está sendo imposto, querem mostrar a sua personalidade.

Aqui entra o tema de hoje: o visagismo. A personalização é a grande tendência, especialmente no que se refere à imagem pessoal. Beleza e estilo não são vistos como coisas fúteis e superficiais. Estilo é fundamental e expressa conteúdo como valores, conceitos e até filosofia de vida. A criação de beleza com estilo estabelece identidade personalizada. Trocando em miúdos, isso é visagismo.

Vou explicar na prática. Você já reparou que determinadas armações de óculos ficam deslumbrantes para certas pessoas e para outras nem tanto assim? Algumas mulheres ficam incrivelmente lindas de franjas enquanto outras, não? Saber o melhor corte, penteado e coloração de cabelo, melhor maquiagem, melhor acessório, pode não ser uma tarefa muito fácil. Muitas dúvidas surgem quando o assunto é: o que fica melhor com o formato do rosto, por exemplo. E para saber as respostas é entender os fundamentos da linguagem visual, é preciso autoconhecimento. Como? Para ajudar a chegar nas respostas pergunte-se: o que você quer expressar com sua imagem? E isso vale para óculos, barba, maquiagem, acessórios... Eles indicarão seu estilo.

Os óculos, por exemplo, deixaram de ser um instrumento que auxilia apenas na visão. Hoje são vistos como peça eficaz da moda e personaliza. Têm o poder de mudar completamente o estilo de um look. Eles devem refletir a personalidade de uma pessoa. Não devem aparecer mais que o rosto, devem estar em harmonia com ele. Precisam fazer parte da expressão. O formato do rosto é determinante na escolha do modelo.

De dentro para fora
A imagem pessoal tem de revelar as qualidades interiores da pessoa e refletir sua personalidade. E isso inclui desde a escolha do corte de cabelo, maquiagem, barba até a escolha de acessórios e roupas. Esse trabalho do visagista envolve valorizar aquilo que é belo na pessoa e o que é característico de seu grupo étnico, levando em consideração sua personalidade e seu estilo de vida. O visagismo coloca em evidência o que há de único num rosto. Por meio do visagismo é possível resgatar o indivíduo da massificação e da uniformização e integrar beleza e estilo a uma identidade própria. É quando a imagem interior se encontra com a exterior. Não é demais?

Autoconhecimento
Para as pessoas que querem melhorar sua aparência física é fundamental o autoconhecimento. É fundamental conhecer seu formato de rosto, tom de pele, estilo pessoal e o que deve ser valorizado ou não. Assim você saberá escolher melhor as soluções apropriadas para seu tipo e para qualquer ocasião. Autoconhecimento é a ferramenta para conquistar a satisfação e encontrar as respostas para as perguntas que aqui levantamos. Deixo o meu convite para olhar com carinho para si mesmo, para refletir sobre o que você tem de melhor e o que realmente deseja expressar com sua imagem. Essa experiência pode ser reveladora! Há beleza em todos os formatos de rosto. Estabelecer uma identidade própria é fundamental, não existe nada mais precioso. Pense nisso!