27 de dezembro de 2024

O futuro já chegou!

Por Flávia Placideli | Da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Alguns dos modelos de “escritórios do futuro” já vem sendo adotados por muitas empresas do mundo todo

Alguns dos modelos de “escritórios do futuro” já vem sendo adotados por muitas empresas do mundo todo. O que presenciamos nos últimos dois anos é a aceleração digital ressignificando o workplace, ou seja, o local de trabalho agora pode ser em qualquer lugar, desde que haja conexão à internet e um bom espaço para se produzir.

Não há dúvidas de que os dois últimos anos viraram o mundo corporativo de cabeça para baixo, ao mesmo tempo que antecipou diversas tendências.

Para as empresas, a principal vantagem, é claro, foi a possibilidade do trabalho remoto e a contratação de colaboradores que morem em outras regiões geográficas. Já para os colaboradores, a maior flexibilidade, como a de não precisar gastar com meio de transporte ou horas diárias presos no trânsito para chegar até o escritório da empresa e vice-versa foi de grande ganho diário.

Hoje, inclusive, já há quem procure emprego apenas em empresas que ofereçam o modelo híbrido de trabalho, e essa tendência tende a aumentar nos próximos anos com a chegada cada vez mais forte da geração Z ao mercado de trabalho, que vê o home office como absolutamente natural e mais flexível, segundo pesquisas.

Contudo, para que haja novos modelos de trabalho, é preciso levar em conta alguns aspectos que garanta uma jornada de adaptação mais tranquila e produtiva rumo a esse novo mundo. Isso começa por novos modelos de escritório, mais flexível e acolhedor, por exemplo. Conheça alguns:

Remoto

Com a pandemia, o trabalho realizado em casa abriu os olhos das empresas para o trabalho remoto. As plataformas de videochamada possibilitaram que funcionários mantivessem reuniões mesmo à distância e o trabalho presencial passou a não ser mais obrigatório. Embora, o home office seja uma possibilidade real para muitos negócios e tenha funcionado muito bem para muitas pessoas, é preciso lembrar que ele exige tecnologia em perfeito estado e instalações adequadas, como mesa, cadeira, ambiente arejado e de silêncio, para que a produtividade do trabalho seja o mesmo de quando era realizado presencialmente.

Híbrido

Esse modelo consiste em trabalhar períodos da semana em casa e o restante no escritório. Neste formato, tanto a empresa como o colaborador precisa investir para que o trabalho funcione dos dois lados e o espaço seja adaptável tanto em casa quando na empresa.

Modelo remoto ‘plus’

Esse modelo permite que as pessoas trabalhem de casa, mas se esforcem e combinem com seus colegas de trabalho para, pelo menos, uma vez ao mês se encontrem na empresa. É uma ótima opção para aquelas empresas que considera que trabalhar em casa tem muitas vantagens, mas não abrem mão de estarem em contato com os profissionais. Desta forma, elas precisam investir em espaço moderno para que estes se sintam acolhidos toda vez que retornem à empresa.

Hub e spoke

Esse escritório consiste na criação de novos escritórios remotos em outras cidades ou até países para reunir, por exemplo, profissionais que morem na mesma área e podem se socializar nesses espaços. Ou seja, é uma variante do escritório híbrido com mais opções de locais.

Tempo de qualidade

Esse quinto modelo diz sobre as empresas que priorizam à qualidade da produção, sem levar em conta o horário de trabalho. Ou seja, há flexibilidade para conciliar o trabalho a outros compromissos. Essa configuração dá mais confiança ao trabalhador que pode administrar seu próprio tempo, assim como de gestores, e outros colaboradores que confiam no seu esforço e trabalho.

A partir disso, não podemos nos esquecer que para que essas mudanças na forma de trabalhar sejam produtivas e ocorram de maneira saudável, é preciso levar em conta os espaços de trabalho e a forma como vamos organizá-los.

Espaços lúdicos e de descompressão

Ambientes mais lúdicos e os espaços de descompressão têm ganhado cada vez mais adeptos no mundo corporativo. Isso porque, eles são ambientes projetados dentro das empresas, onde os colaboradores podem relaxar em momentos de estresse.

Esses ambientes mais lúdicos, são estratégias pensadas com o objetivo de aumentar a satisfação e a produtividade do time. Assim, os funcionários podem fazer uma pausa e retornar ao trabalho descansados e com as ideias renovadas. Portanto, essas salas foram criadas para serem espaços leves, estimulantes, descontraídos e divertidos. Em geral, são salas mais coloridas, com ferramentas, mobiliário e comidas que favorecem a desconexão temporária do trabalho.