24 de dezembro de 2025
TECNOLOGIA

Colégio de Bauru é o único na América Latina a ter destaque no site mundial da Apple

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Apple/Divulgação
Aluna Maria Fernanda Macedo Machado com o diretor da escola, Pedro D’Incao, em pesquisa às margens do Batalha

O D'Incao Instituto de Ensino foi uma das seis escolas escolhidas pela Apple no planeta para receberem destaque no site mundial da empresa, em razão da forma diversificada com que a unidade tem utilizado a tecnologia para proporcionar novas experiências aos alunos, com foco no ganho dos processos de aprendizagem. O instituto, inclusive, foi o único selecionado em toda a América Latina.

Além dele, foram elegidos colégios da Austrália, Escócia, Estados Unidos, Singapura e Tailândia, que tiveram algumas de suas práticas educacionais contadas no http://www.apple.com/education/k12/success-stories. As publicações foram disponibilizadas no site na última terça-feira (25).

No texto relacionado ao D'Incao, sob o título "Esta escola gera impacto real com a tecnologia da Apple dentro e fora da sala de aula", a multinacional destacou que "todos os alunos, do ensino fundamental ao ensino médio, são tratados como agentes de mudança e incentivados a causar impacto no mundo e nas pessoas que nele vivem".

Como exemplos, citou a experiência em que os estudantes, enquanto aprendiam sobre os tipos sanguíneos nas aulas de biologia, utilizaram o "Programação para todos", da Apple, e desenvolveram um aplicativo, por meio de iPads, a fim de conectar bancos de sangue a pessoas que precisam de transfusões.

IMERSÃO

Outra imersão foi a visita de uma das turmas do colégio ao Rio Batalha, também com uso de iPads, além de sensores sem fio, com o objetivo de coletar dados sobre a qualidade da água que abastece parte de Bauru. "Eles capturaram vídeos para documentar suas experiências e criaram uma apresentação Keynote para compartilhar suas descobertas com o governo local", acrescentou a empresa.

Segundo o diretor Pedro D'Incao, o instituto faz parte do grupo de cerca de 700 unidades de ensino no mundo credenciadas como Apple Distinguished School (Escola Distinguida de Apple), título concedido, e periodicamente renovado, a centros educacionais que demonstram a visão da multinacional sobre aprendizagem por meio da tecnologia. Em 2022, equipes da sede da empresa, que fica em Cupertino, na Califórnia, passaram a visitar diversas destas unidades de ensino para coletar as experiências mais bem-sucedidas.

"Primeiramente, passamos por processos de entrevista online e eles se interessaram pelo D'Incao. Então, em junho, vieram coletar imagens e as histórias. E ficaram impressionados com a diversidade de trabalhos desenvolvidos. Figurarmos entre as seis melhores escolas foi uma forma de a Apple internacional reconhecer nossa dedicação por inserir fortemente a tecnologia nos processos educacionais. Para nós, foi motivo de muito orgulho e emoção. A direção, professores e alunos ficaram muito felizes em poder levar o nome de Bauru para o mundo", completa.