13 de dezembro de 2025
Geral

Paint horse

Márcia Buzalaf
| Tempo de leitura: 6 min

Paint Horse: raça sai de Bauru e ganha o Brasil

Texto: Márcia Buzalaf

A raça já foi maldita por muitos criadores e descartada dos criatórios por ser pintada. Hoje em dia, esta mesma característica dá o nome ao Paint Horse, que já é o primeiro cavalo em preço e o terceiro em criatório nos Estados Unidos, além de ser o mais importado nos últimos quatro anos no Brasil. A projeção que a raça ganhou nos últimos cinco anos acompanha sua alta velocidade. A Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Paint foi a primeira criada em Bauru por um apaixonado pela raça, Orlando Lamônica Júnior, 43 anos. Este ano, o Paint Horse entra no calendário da cidade para sediar o campeonato nacional da raça.

A história do cavalo pintado é curiosa e merece destaque. Atualmente, o Paint Horse é criado em 50 países, mas sua consolidação não foi tão rápida e simples assim. O Paint Horse é derivado do Quarto de Milha, que por sua vez tem origem norte-americana. O Quarto de Milha é o resultado do cruzamento do Puro-Sangue Inglês com o chamado Mustang Americano, que era o cavalo nativo e selvagem dos Estados Unidos. A colonização feita pela Inglaterra levou para o país os cavalos ingleses.

Os cavalos também eram usados para a diversão naquela

época. Nas corridas de 400 metros, o filho do cruzamento do cavalo inglês com o nativo norte-americano era o melhor. Por isso mesmo ele ganhou o nome de "um quarto de milha", ou seja, 400 metros.

Com a musculatura do Mustang e o sangue do Puro-Sangue Inglês, o Quarto de Milha ganhou os Estados Unidos, indo para o campo e gerando os mais diversos cruzamentos.

Lamônica explica que, quando uma raça é oficializada, o país geralmente forma o study book, ou seja, o livro de registros da raça. Quando foi feito o study book do Quarto de Milha, todas as regras que eram aplicadas ao Puro-Sangue Inglês foram adotadas.

Entre estas regras, estava o chamado artigo 53, que determinava que o branco não deixava a raça ser pura. "É muito difícil você ver um Puro-Sangue Inglês com alguma parte branca", diz Lamônica.

O artigo desprezava animais que tivessem qualquer mancha branca acima de 5 cm quadrados no corpo, acima do joelho do animal ou entre do canto da orelha até o canto da boca. Eles não podiam reproduzir e eram expurgados da raça.

Acredita-se que 10% dos cruzamentos de Quarto de Milha resultem em um cavalo pintado, o que significa aproximadamente 3 mil, já que o criatório do Brasil soma em torno de 300 mil. Nos Estados Unidos, a raça soma 1,5 milhão de cavalos, o que resultaria em 150 mil animais pintados.

Aceitação

Demorou muito tempo, mas em 1962, a raça foi oficializada como Paint Horse nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, o cavalo continuou com o mesmo nome - Lamônica acredita que chamá-lo de "cavalo pintado", que seria a tradução do seu nome, poderia ficar pejorativo.

O primeiro Paint Horse que o criador comprou foi talvez o mais importante cavalo da raça no Brasil, o Eternal Doctor. Ele chegou dos Estados Unidos em 1994, quando poucos cavalos desta raça estavam espalhados pelo País.

Eternal Doctor tem 8 anos, 800 filhos espalhados por todo o Brasil e foi o protagonista da novela da Rede Record, "Estrela de Fogo". "Vinha tanta gente de longe para ver o cavalo que eu vi a potencialidade da raça. A própria novela jogou fora 40 capítulos para filmar de novo, só para colocar mais o cavalo na novela", conta.

Lamônica diz que, desde que pensou em montar uma associação para os criadores de Paint Horse, acreditava que ela não poderia ser sediada em São Paulo, já que a maioria dos haras estão localizados no Interior. Por isso, em 1995, a associação foi criada em Bauru.

Hoje em dia, ela contra com 1,5 mil criadores. A perspectiva do crescimento vem do país de origem do Paint Horse. Nos Estados Unidos, a associação já reúne 285 mil sócios e mais de 430 mil animais cadastrados desde 1962.

Uma mudança anunciada para o próximo ano é que os juízes americanos vão supervisionar as provas de Paint Horse no Brasil e os cavalos daqui poderão ter dupla nacionalidade. "Este intercâmbio já está acordado", afirma.

Suas ajudas físicas também ajudaram o crescimento da raça. O garanhão Paint Horse cobre cerca de 200 fêmeas por ano. Além de ser extremamente dócil, o cavalo é ótimo para desenvolver todas as funções no campo. "Crianças de quatro anos já fazem provas de baliza em cima destes animais", diz Lamônica. Sua altura também é boa para as várias atividades a que se destina: em média tem 1,54 m.

A raça está tanto em filmes norte-americanos quanto em revistas e canais de televisão. Este é outro ponto a favor da raça e que é evidente a qualquer observador: seu apelo visual é muito forte. Ninguém duvida disso.

Calendário Nacional da Raça

A raça Paint Horse tem 37 provas. O calendário do Campeonato Nacional de Conformação já está pronto:

- 1.ª etapa - em Maringá, no dia 7 de maio;

- 2.ª etapa - em Bauru, no mês de agosto;

- 3.ª etapa - em Presidente Prudente, em setembro

- 4.ª etapa - em São José do Rio Preto, em setembro;

- 5.ª etapa - em Bauru, em novembro.

Painel Paint Horse

A raça Paint Horse tem vários canais de divulgação, entre eles, a revista "Paint Horse Magazine" (ao lado, a edição deste mês) e o site na Internet (www.acbpaint.com.br). Nos dois canais, o criador pode saber sobre a história da raça e informações dos principais eventos ligados ao Paint Horse. Além disso, o site fornece informações técnicas sobre a criação dos cavalos.

Padrões do Paint Horse

Overo: a parte branca não ultrapassa as costas do cavalo entre sua cernelha e seu rabo; em geral todas as patas são escuras, mas o mínimo de uma é necessária; grandes máscaras ou manchas na cabeça; normalmente as manchas brancas são irregulares, em vez de espalhadas; o rabo geralmente tem uma cor, e o Overo pode ser de cor predominante escura ou clara.

Tobiano: a cabeça do animal é de uma só cor, com uma faixa ou listra na cabeça; geralmente as quatro patas são brancas, pelo menos até a altura do joelho.

  É comum também as manchas serem regulares com variações de forma oval ou redonda que se estendem abaixo de pescoço e peito, dando aparência de um escudo: o animal tem cores escuras em um ou nos dois extremos, e a cor  do Tobiano pode ser predominantemente clara ou escura.

Tovero: estes têm características que são uma combinação dos Overos e Tobianos.