Em Confiança Leonardo de Brito PARA A HISTÓRIA O Palmeiras classificou-se para a final da Taça Libertadores com méritos induscutíveis, porque teve muita determinação, humildade e foi superior ao Corinthians no dramático clássico. A importância do jogo e o clima criado durante a semana levaram um grande público ao Morumbi, com a expectativa de que a histórica partida da última semana fosse reeditada. A torcida não se decepcionou. O primeiro tempo foi todo emocionante, com as duas equipes priorizando o ataque e dando muito trabalho aos goleiros. O time de Oswaldo de Oliveira jogava um pouco melhor, talvez por atuar com mais tranquilidade, sem a obrigatoriedade de abrir o marcador. Só que a equipe de Luís Felipe Scolari, liderada em campo pelo excelente lateral Júnior, saiu na frente. Mas como era um verdadeiro toma-cá-dá-lá, o Alvinegro empatou. Palmeiras e Corinthians protagonizaram 45 minutos de bom nível técnico e muita raça, um embate que merecia acabar empatado com gols, como aconteceu. O Timão desempatou no começo do segundo tempo, mas o Palmeiras não se perturbou. Por sinal, o jogo de terça-feira, assim como na semana passada, tinha emoções reservadas até os últimos instantes. Depois de fazer 2 a 2, o Palmeiras a todo custo buscou o gol que levaria a partida para os pênaltis e conseguiu. O restante do segundo tempo foi marcado por leve domínio dos palmeirenses e por um declínio físico das duas equipes. O caminho do jogo eram os pênaltis. Os pés estavam calibrados e as nove primeiras cobranças converterem-se em gol. A decisão ficou nos pés de Marcelinho, que falhou no momento crucial, chutando forte no canto, porém nas mãos de Marcos, que colocou o Verdão na final da Libertadores, em um jogo histórico. OUSADIA Scolari foi mais ousado do que Oswaldo de Oliveira no clássico de terça-feira, ao escalar três atacantes e mandar o Palmeiras sair para o jogo desde o primeiro minuto. Felipão não é simpático como Oswaldo, mas é dez vezes mais treinador do que o colega corintiano. SETE DE 99 Vários jogadores consagrados deixaram o Palmeiras no início do ano, como Júnior Baiano, Zinho, Paulo Nunes e Oséas. No entanto, sete campeões da Libertadores do ano passado permanecem como titulares no time que se classificou para a segunda final consecutiva da competição. Do grupo que conquistou o título de 1999 ainda são titulares o goleiro Marcos, o zagueiro Roque Júnior, o lateral-esquerdo Júnior, os cabeças-de-área César Sampaio, Galeano e Rogério e o meia Alex. Já o atacante Euller, que substituiu Alex na final do ano passado, atualmente é um dos jogadores mais importantes da equipe do técnico Luiz Felipe Scolari.
CADEIA NELES A Justiça belga dará liberdade a 150 criminosos durante três semanas para que haja vaga para os hooligans que forem detidos durante a Eurocopa, que começará sábado. Segundo o ministro de Justiça do país, os prisioneiros que serão mandados para casa devem estar cumprindo uma pena máxima de três anos por crimes menores. As prisões na Bélgica comportam um máximo de 8.500 pessoas e estão lotadas atualmente. A maior preocupação
é em relação ao jogo Alemanha x Inglaterra, dia 17, tanto que as garagens policiais da cidade foram transformadas em pequenas prisões. As autoridades da Holanda pensam em fazer o mesmo que a Bélgica, libertando alguns prisioneiros para dar espaço aos hooligans. COELHOS A VI Maratona Internacional de São Paulo contará com dois atletas especiais, que estarão fazendo a função de "coelhos" - corredores que puxam o ritmo da prova no início. Serão nada menos que dois dos representantes brasileiros na Maratona da Olimpíada/2000. Éder Fialho e Osmiro Silva estarão largando na prova de domingo, percorrendo 21 dos 42.195 mil metros da prova. Eles não poderão completar a prova, uma vez que a Confederação Brasileira de Atletismo não permite que os atletas selecionados para Sydney participem de nenhuma Maratona antes dos Jogos.
NEVE NA PAULICÉIA O inverno paulistano vai ficar um pouco mais frio e radical neste final de semana. Acontece no Pacaembu o Snow Show, o primeiro campeonato de snowboard com neve de verdade realizado no Brasil. O público poderá curtir de graça as manobras radicais de grandes feras deste esporte. Para permitir a realização do Snow Show, três máquinas snowmakers estarão garantindo a rampa de 30 metros de altura montada no Tobogã. Ao todo, 500 toneladas de nitrogênio serão utilizadas para a confecção da neve. PRESENTE Recebo bela camiseta do amigo Daelcy de Carvalho Júnior, que dirige a Academia Judani, uma das melhores da região em judô e jiu-jitsu, que fica na Rua Campos Sales, 5-8, Vila Falcão. Obrigado pelo presente. PEDRA 90 Muitos esportistas pedra 90 como Humberto Manoel, Kita, Casal, Argemiro e Celso Zinsly, entre outros, são frequentadores assíduos do Recanto do General (av. Rodrigues Alves, 17-74), o último reduto boêmio de Bauru. Música de primeira, cerveja e papo sobre futebol. Essa casa noturna é dirigida pelo amigo "general" Roberto Macedo. MEMÓRIA Nos títulos paulistas, o São Paulo conquistou 18: em 1943, 45, 46, 48, 49, 53, 57, 70, 71, 75, 79, 81, 85, 87, 89. 91, 92 e 98. O Santos foi campeão estadual 15 vezes: em 33, 55, 56, 58, 60, 61, 62, 64, 65, 67, 68, 69, 73, 78 e 84. O inesquecível Toninho Guerreiro, que iniciou a carreira no Noroeste, foi o único jogador pentacampeão paulista: tri pelo Peixe, em 67, 68 e 69 e bi pelo Tricolor, em 70 e 71.
RECADO Alô, Christiano, torcedor do São Paulo: comentarei amanhã a sua bronca em cima do Marcelinho Carioca. Um abraço.