Os policiais militares de Bauru já estão usando o novo boné, denominado casquete ou bibico, em substituição ao gorro com pala, de cor cinza, usado até agora. O casquete foi instituído recentemente pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, que considerou que esse modelo de boné apresenta mais vantagens.
Uma delas é com relação à visibilidade. O casquete também é de cor cinza, mas tem uma faixa nas cores branca e cinza, que se destaca, o que vem facilitar por parte da população, a identificação do policial. O capitão Welington Luiz Dorian Venezian, comandante da 3.ª Cia da PM, disse que a identificação mais fácil do policial ajuda na sua atuação ostensiva-preventiva.
Outra vantagem do casquete, apontada pelo capitão Wellington, é quando à praticidade. As características do novo boné permitem que ele seja facilmente manuseado, dobrado e guardado no bolso da farda em casos que a atuação policial assim o exigir. O casquete também é considerado bastante confortável, pois não exerce nenhum ponto de pressão sobre a cabeça.
Em tecido, o casquete pode ser lavado e sua utilização contínua não altera as características originais. A substituição do gorro com pala pelo casquete está sendo feita gradativamente.