14 de dezembro de 2025
Geral

Inocentes traz herança punk-rock

Ricardo Polettini
| Tempo de leitura: 1 min

No início dos anos 80, uma explosão de rock atingiu a música brasileira. O que era visto como mera imitação do jeito gringo de tocar, virou estilo de vida, disperso nas diversas facetas da cena roqueira: punk, metal e pop se confundiam num universo, até então, pouco explorado por aqui.

Os estilhaços desta explosão são sentidos até hoje, na pele de bandas como Ira!, Barão Vermelho e Titãs, essas, dentro de uma linha mais pop. Mas há os que seguiram a corrente punk, uma rebeldia traduzida musicalmente em poucos acordes, mas muita atitude. Fala-se aí de Replicantes, Não Religião e Plebe Rude, mas também dos Inocentes, banda que faz show hoje na cidade, a partir das 23 horas, no BamBlues.

Passados 20 anos de carreira, o punk original dos Inocentes fez novas amizades e acabou dividindo espaço com outras vertentes musicais. Algumas, inimagináveis se fossem pensadas em 1980.

É o caso dos rappers Thaíde, DJ Hum e DJ Branco (Pavilhão 9), que participam do disco mais recente, Embalado a Vácuo, décimo álbum na carreira dos Inocentes e que será a base do show de hoje, em Bauru. É a chance do público local conferir a energia que já pisou palcos de grandes festivais, como o Close-Up Planet, em São Paulo e o Abril Pro Rock, em Recife (PE).

A abertura é com Ostrankera, que faz um dos melhores repertórios de rock de Bauru. Na noite de hoje, sessão especial dedicada aos Ramones.

Serviço

Inocentes, hoje, 23 horas, no BamBlues. Preços não divulgados. Apoio: Schincariol, Angel Music, De Bike e GF Som & Instrumentos Musicais e JC Cultura. Av. Duque de Caxias, 7-60. Informações: 227-3667.