21 de dezembro de 2025
Geral

CPFL vai analisar os casos excepcionais em até 21 dias

Daniela Bochembuzo
| Tempo de leitura: 3 min

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) analisará os casos excepcionais que não se enquadram no Programa Emergencial de Redução do Consumo de Energia Elétrica em até 21 dias após o recebimento de carta do consumidor, solicitando revisão na meta de consumo de energia elétrica.

Podem solicitar a revisão de meta consumidores que mudaram de endereço residencial; cujo membro da família é doente e precisa de cuidados médicos em casa; e que possuem novas ligações de energia. Outros casos envolvem aumento de número de pessoas na residência e relógios de leitura de energia que são utilizados por mais de uma casa.

Esses consumidores deverão enviar cartas registradas à CPFL, explicando e comprovando a nova situação. O Jornal da Cidade publica carta-modelo elaborada pela Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) que pode ser enviada pelo usuário do sistema de energia elétrica à CPFL.

O Idec aconselha que a correspondência traga fotocópias autenticadas de documentos que comprovem a necessidade de mudança de meta. Se preferir, o consumidor pode tirar suas dúvidas por meio do telefone 0800-770-2735 ou pelo e-mail racionamento@cpfl.com.br.

A dona de casa Amélia Gomes Telli planeja enviar, nesta semana, carta à CPFL solicitando a revisão de sua meta de consumo. Isto porque seu marido, o professor aposentado João Telli, 68 anos, recebe tratamento médico domiciliar, o que exige a manutenção ininterrupta de equipamentos ligados à rede elétrica.

Ele depende dos aparelhos de inalação, de aspiração traquial - para limpar a garganta - e de sonda para alimentação. Se houver corte de energia em casa, terei dificuldades para cuidar do meu marido, afirma Amélia, cuja residência abriga mais três familiares.

O tratamento de João exige ainda cuidados rígidos com a higiene, razão que leva Amélia a usar diariamente a máquina de lavar roupas. Por morar longe do supermercado, a dona de casa também estoca alimentos no freezer. Por toda a situação, dificilmente reduzirei o consumo de energia em casa, que é de 450 kWh por mês. A única solução será solicitar a revisão de metas à CPFL, avalia Amélia.

Pais há quatro meses, a dentista Liliane Yurie Kiatake e o engenheiro eletricista Renato Crivellari Creppe estão apenas aguardando a chegada do aviso da CPFL sobre economia de energia elétrica para solicitar a revisão de meta de consumo. Depois da chegada do Luca, nossa conta de luz aumentou de 170 kWh para 250 kWh por mês, relata Liliane.

O casal quer que a CPFL estipule a meta de economia com base nos consumos dos meses de fevereiro, marços e abril deste ano, período em que Luca passou a fazer a alegria da família. Não é possível voltar a ter os mesmos gastos que tínhamos no ano passado, quando mal parávamos em casa. Agora, por causa do bebê, tudo mudou, garante a dentista.

Mesmo se enquadrando nos casos excepcionais, Liliane e Renato já adotaram medidas para reduzir o consumo de energia elétrica. O casal desligou o forno elétrico e de microondas e reduziu o número de lâmpadas por cômodo, mas não pára por aí. No próximo mês, iremos desligar o freezer, avisa a previdente Liliane.

Carta explicativa

A Unimed de Bauru informará à CPFL as casas onde há pacientes conveniados que recebem atendimento médico domiciliar e que, portanto, não podem ficar sem energia elétrica.

As correspondências, a serem enviadas nesta semana, serão assinadas pelo médico Guilherme Pupo Ferreira Alves, coordenador do Serviço de Atendimento Unimed Domiciliar (Saud), programa que consiste em atender domiciliarmente conveniados com doenças crônicas e/ou degenerativas.

As cartas trarão nome do paciente, endereço, aparelhos que necessitam de energia elétrica (inaladores, aspiradores e concentradores de ar) e patologia do doente. Os responsáveis por esses pacientes, porém, também deverão enviar correspondência à CPFL pedindo a revisão de metas de consumo.