14 de dezembro de 2025
Geral

Com a mão na massa...

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Você já fez macarrão? E uma ponte de macarrão, você já fez? Parece que é coisa de doido, mas não é. Um professor de física desafiou os alunos a fazer uma ponte usando macarrão. Mas para ter validade, a ponte precisava ter 1 metro de vão e ser capaz de suportar uma carga de arroz e feijão de mais de 1kg por no mínimo dez minutos. O desafio foi lançado a 600 alunos da 8.ª série do Ensino Fundamental até a 3.ª série do Ensino Médio do Colégio Visconde de Porto Seguro/Unidade Valinhos/SP, no II Campeonato de Ponte de Macarrão. No primeiro dia, os alunos construíram as pontes usando apenas macarrão tipo espaguete e cola a quente. No segundo dia as construções foram submetidas às cargas em pacotes de feijão e arroz.

O evento, que aconteceu nos últimos dias 10 e 11 de agosto, teve coordenação do professor Dionei Andreatta.

Ao todo, 127 pontes, construídas por equipes de quatro estudantes de 8.ª série do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio, participaram da competição. Muitas delas foram desclassificadas logo que a carga sobreposta somou 500gr em dois pacotinhos de arroz. Depois de quase três horas, duas pontes chegaram à carga de 7 kg em sete pacotes de feijão, mas uma quebrou antes do tempo previsto.

Sandra Dellabruna, Ana Carolina Silveira, Rodrigo de Borthole e João Victor Simões foram os grandes vencedores do Campeonato de Ponte de Macarrão. Elas são alunas da 3.ª série do Ensino Médio e eles, da 2.ª série. A ponte construída pelo grupo suportou sete pacotes de feijão de 1kg pelo tempo determinado: 10 minutos.

Larissa, Karina e Fabiana têm 16 anos e estudam na mesma classe da 2.ª série do Ensino Médio. Larissa e Fabiana Fernandes são irmãs. Karina Fernandes tem apenas o mesmo sobrenome, mas não pertence à família. Formaram uma equipe e participaram pela primeira vez do Campeonato. Está sendo muito bom participar. Além de aprendermos Física de uma forma muito criativa, ainda contribuímos com a doação dos alimentos explica Larissa. O protótipo da Ponte Fernandes exigiu duas manhãs inteiras de trabalho. Pesa menos de 500gr e suportou carga superior a 1,5 kg. Para desenvolverem o projeto recorreram à Internet, pesquisa junto a arquitetos e ajuda de engenheiros da família.

Lívia Fernanda Pavan, Mariana E. Verucci, Eliza Pinheiro e Raquel Pavani também estão na classe das Fernandes. Nosso protótipo foi desenvolvido com base no projeto do ano passado. A estrutura está com 193 gr de massa e já suportou carga superior a 500 gr.