Os alunos do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) realizam, a partir de hoje, a VII Jornada Fonoaudiológica Profa. Dra. Kátia de Freitas Alvarenga.
O evento tem início com a cerimônia de abertura, às 17h30, que irá reunir, na área anexa ao salão nobre da faculdade, o diretor da FOB, Aymar Pavarini, a chefe do Departamento de Fonoaudiologia, Maria Cecília Bevilacqua, a coordenadora científica da jornada, Kátia Flores Genaro, e a aluna do quarto ano de Fonoaudiologia e presidente da jornada, Patrícia Danieli Campos.
Após a solenidade de abertura, às 18h30, tem início a programação científica, com a realização do curso Avaliação e reabilitação fonoaudiológica nas cirurgias de cabeça e pescoço, ministrado pela professora do Curso de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM), Maria Inês Rebelo Gonçalves.
Amanhã, a programação científica continua com o curso Atuação fonoaudiológica nas alterações da escrita, que será ministrado pelo diretor do Centro de Especialização em Fonoaudiologia da Clínica de São Paulo, Jaime Luis Zorzi, às 8 horas. No período da tarde, às 14 horas, as professoras Teresa Momensonh e Ingrid Gielow, vão ministrar o curso Diagnóstico e reabilitação das desordens do processamento auditivo central.
Na sexta-feira, às 8 horas, o professor da University of Michigan, Paul Kileny, vai proferir o único curso internacional da jornada, Auditory evoked response: measurement principles, measurement practices and clinical applications. Às 14 horas, o curso Otoneurologia: diagnóstico e reabilitação das desordens das patologias vestibulares será ministrado pela professora do curso de Fonoaudiologia da FOB/USP, Kátia de Freitas Alvarenga, e pela responsável pelo laboratório de Otoneurologia do Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) da USP de Bauru, Luciane Domingues Figueiredo Mariotto.
O último curso da jornada, Autismo: diagnóstico diferencial e um modelo educacional, será realizado no sábado, às 8 horas, pelo professor titular da Universidade Mackenzie, José Salomão Schwartzman, e pela médica psiquiatra e coordenadora geral do Centro de Educação An Sullivan do Brasil, Margherita Midea Cuccovia. Neste mesmo dia, às 13 horas, o profissional Fernando Mantovani, aborda, em palestra, o tema Comunicações verbais: um recurso básico para o profissional completo.
O fórum científico O trabalho terapêutico com indivíduos portadores de paralisia cerebral encerra a programação científica da jornada, a partir das 14 horas. O evento terá a participação da professora do curso de Fonoaudiologia da FOB/USP e da USC, Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, e da fonoaudióloga clínica, Mariângela Silva Telles.
Paralelos aos cursos da jornada serão realizados onze minicursos nacionais e um internacional, com duas horas de duração, sobre assuntos relacionados à fonoaudiologia.
Serviço
Mais informações sobre a jornada podem ser obtidas pelo site www.fob.usp.br/eventos/jofa/jofa.htm ou pelos telefones (14) 224-2922, falar com Patrícia ou Lilian, (0XX14) 235-8361, falar com Carolina, e (0XX14) 227-8379, falar com Thaís, Carolina, Maria Angélica ou Mariana.