07 de dezembro de 2025
Geral

Exposição no Recinto Mello Moraes reúne 250 cães de diversas espécies

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

O Bauru Kennel Clube realiza, de amanhã a domingo, no Recinto Mello Moraes, uma exposição de cães com a participação de cerca de 250 animais, de várias raças. Serão, ao todo, seis pistas de julgamento: uma internacional com a juíza portuguesa Carla Molinari - três panamericanas e duas nacionais, com juízes brasileiros. Participam cães de várias cidades de São Paulo e outros Estados.

As exposições serão realizadas, nos três dias, a partir das 9 horas, com entrada franca para o público. O evento faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Cinofilia, que durante todo o ano promove exposições em todo País. Somente no Estado de São Paulo, são quase 30 exposições ao longo de 2001, realizadas na Capital e em várias cidades do Interior.

Nas exposições, os cães são avaliados por juízes do Brasil e de outros países, que analisam as qualidades e defeitos de cada exemplar, de acordo com o padrão de sua respectiva raça. Para receber um certificado de Jovem Campeão, Campeão, Grande Campeão, Campeão Panamericano ou Campeão Internacional, são analisados no cão sua conformação, movimentação, aparência geral e temperamento, entre outros itens.

Quando os criadores submetem seus cães à análise de juízes, têm por objetivo avaliar o nível de seu plantel, além de obter credibilidade em seu trabalho: um cão para conquistar o título de Grande Campeão precisa se submeter ao crivo de pelo menos 16 juízes diferentes. As exposições não oferecem aos vencedores premiação em dinheiro; mas os resultados refletem diretamente no preço dos filhotes: filhos de Grandes Campeões e líderes de rankings estaduais e nacionais são muito valorizados. Além disto, os criadores com bons resultados em pista têm chances de obter patrocínios de fábricas de rações, laboratórios, etc.

Quando o público assiste as apresentações em pista, não faz idéia do trabalho realizado nos bastidores pelas equipes de profissionais. São adestradores, handlers (apresentadores de cães), groomers - uma espécie de esteticista canino - tratadores e profissionais de apoio, que durante toda a exposição fazem de seus acampamentos um mini Pet Shop itinerante.

A cada final de semana, este mesmo esquema é montado em uma cidade diferente. A cinofilia movimenta um mercado que precisou se especializar. Não só as rações passaram por um sensível aperfeiçoamento, como também a linha de acessórios acompanhou as necessidades do setor.