08 de dezembro de 2025
Geral

Editora Senac lança três livros sobre neoliberalismo, globalização e carros

Redação
| Tempo de leitura: 1 min

A Série Ponto Futuro, da Editora Senac-SP, criada para debater com textos ágeis e acessíveis temas controversos de múltiplas áreas, como economia, história, antropologia, política, meio ambiente, saúde, educação, arquitetura, psicologia, administração, apresenta seus três novos lançamentos: Neoliberalismo - De onde vem, para onde vai, de Reginaldo Moraes, O automóvel, um condenado, de Jorge J. Okubaro, e Pescadores de lixo - Globalização e empresas brasileiras, de Antonio Alberto Prado.

Escrito por Reginaldo Corrêa de Moraes, doutor em filosofia pela USP e professor do Departamento de Ciência Política no Instituto de Filosofia e Ciências da Unicamp, Neoliberalismo - de onde vem, para onde vai traça um panorama histórico da ideologia, contemplando desde suas raízes, com Adam Smith, até à atualidade, a da era da máxima financeirização da riqueza.

Assunto não menos delicado é o que o jornalista Antonio Alberto Prado escolheu como tema: a globalização, autor de Globalização, anjo Gabriel ou Grande Satã? O Brasil detém hoje a maior concentração de empresas estrangeiras num único país. O livro procura elucidar as oportunidades e riscos oferecidos pelo processo de globalização, fundamentando-se em pesquisas e em alguns exemplos de iniciativas regionais que se sobrepõem à volúpia global ou de empresas brasileiras que souberam se inserir neste novo mercado sem fronteiras.

O automóvel, um condenado coloca o carro contra a parede. Apesar de seu imenso prestígio, um ícone de status que encanta milhões de consumidores mundo afora, o automóvel vem perdendo sua potência. Os congestionamentos nos grandes centros urbanos, as oscilações econômicas globais, a queda de empregos na indústria automobilística e a poluição do meio ambiente são entraves ao crescimento do setor.