07 de dezembro de 2025
Geral

Entrelinha

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Clima de paz

Tudo indica que o ataque terrorista aos Estados Unidos ajudou a criar um clima de paz e harmonia na sessão legislativa de ontem. Muitos parlamentares usaram a tribuna para repudiar a ação dos extremistas. E os vereadores críticos do prefeito Nilson Costa (PPS) deram trégua. A reunião transcorreu em comovente clima zen, sem discursos e votações polêmicas.

Mais 30 dias

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura denúncias de irregularidades no DAE, presidida pelo vereador Paulo Madureira (PPB), pediu prorrogação do prazo para terminar as investigações. O pedido foi aprovado por unanimidade pelo plenário do Legislativo. A CEI tem mais 30 dias para finalizar os trabalhos e concluir o relatório.

Mistério no PT

A presidente do diretório municipal do PT, Estela Almagro - reconduzida ao cargo no último domingo -, prometeu anunciar, nos próximos dias, filiações de peso. Ela garante que os nomes - ligados ao meio empresarial - vão surpreender. Estela diz que o partido está abrindo suas portas para a comunidade. É o PT light, na linha do discurso de Lula, de olho no eleitorado e nas eleições de 2002.

Audiência pública

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara realiza nesta quarta-feira, às 19 horas, a audiência pública que vai discutir o projeto de lei do Executivo bauruense que institui o novo regime de previdência no Município, criando a Funprev. A previsão é que pontos polêmicos do projeto, como a estrutura da fundação, sejam debatidos.

Outra audiência

A Prefeitura vai estar representada na segunda audiência pública deste ano que discute a execução orçamentária, no próximo dia 27. A reunião é exigência da lei fiscal. Reclamando a falta de recursos, embora tenha arrecadado R$ 10 milhões a mais no primeiro semestre que em 2000, a Prefeitura vai ser questionada sobre a reserva de R$ 10 milhões no Orçamento para zerar o déficit até dezembro próximo.

ECCB reúne

O advogado da ECCB, Fábio José de Souza, disse que agendou reunião com o secretário dos Negócios Jurídicos, Luiz Pegoraro, para que a Prefeitura explique, hoje, o acordo que está sendo negociado com as empresas Uematsu, TUA e Kuba para resolver pendência judicial do setor. A ECCB pode não assinar o acordo, embora não faça parte dele, já que perderia 45 ônibus.

Personagem

A Secretaria Municipal de Cultura recebeu um bom público no teatro, anteontem. Dezenas de pais acompanharam seus filhos na apresentação da peça A Pequena Sereia. Um grupo teatral de Campinas contou com propriedade a peça infantil. Chamou a atenção o personagem da tartaruga, que brincava com situações reais dentro do enredo.

Ajustes

O vereador Rodrigo Agostinho (PMDB) vai retirar de tramitação, pela segunda vez, o projeto de lei que pretende instituir o Código de Ética e Decoro Parlamentar na cidade. O vereador disse que vai discutir artigos do projeto que foram considerados ilegais pela consultoria jurídica da Casa. Com isso, Agostinho pretende que o texto retorne à tramitação sem sofrer problemas com discussões sobre sua legalidade.