08 de dezembro de 2025
Geral

Entrelinha

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Verde esperança

Se não ocorrerem imprevistos, o PV de Bauru poderá ter três vereadores filiados, a partir de segunda-feira. Renato Purini e José Humberto Santana estariam deixando o PDT. O ex-deputado estadual Roberto Purini (PDT) acompanharia a dupla. E a maior novidade ficaria por conta do vereador Osvaldo Paquito, recém-filiado no PL. Ele teria se desiludido com o partido.

Estranhamente

Paquito, junto com o vereador Pastor Luiz, se empolgou na organização do PL em Bauru e região, depois de abandonar o PFL de Dudu Ranieri, com quem se desentendeu. Foi indicado para presidir a comissão provisória da legenda, assumiu a função e, estranhamente, na semana passada, se desligou do cargo. Silvia Azambuja, ligada ao deputado federal Luiz Antonio Medeiros (PL), assumiu o comando do partido.

Sondagem

Na onda de possibilidades, bastou o deputado Carlos Braga (PTB) fazer uma visita de cortesia ao governador do Rio, Antony Garotinho, na Câmara de Bauru, anteontem, para que se comentasse, nos bastidores do PSB, a possibilidade de Braga se filiar no mesmo partido de seu parceiro eleitoral Tuga Angerami, para as eleições de 2002.

Coeficiente

Márcio França, presidente estadual do PSB, fez cálculos de coeficiente eleitoral para o deputado de Bauru, tentando mostrar-lhe que bastam 45 mil votos para se eleger deputado federal pelo PSB. Braga agradeceu o interesse, mas, obviamente, não se comprometeu com os socialistas. O prazo para troca de partido vence no dia 3 de outubro.

Tucaninhos

Entusiasmados com a citação do nome de Carlos Ladeira para a disputa de uma vaga à Câmara Federal em 2002, alguns jovens do PSDB, autointitulados tucaninhos de bico vermelho, ligaram para a editoria de política do JC para manifestar seu apoio. Ressaltaram, contudo, que também respeitam o nome de Caio Coube, outro que foi citado para a disputa.

Rivalidade interna

E ainda repercute, no meio político, a visita do governador Garotinho. Parte dos militantes do PSB olhou torto para o deputado estadual César Callegari, que esteve em Bauru na sexta. Ficaram ainda mais bravos quando foi citado na matéria que o deputado acompanhou a visita de Garotinho. Na verdade, Callegari esteve no JC, onde cumprimentou o governador em sua chegada.

Sem resposta 1

A presidente da Associação das Entidades de Assistência e Promoção Social, Regina Helena Barreto Frederigue, diz que não procede a declaração do chefe de Gabinete da Prefeitura, Antonio Sérgio Marsola, de que a entidade não manteve contato com a Administração para discutir a questão dos subsídios às creches comunitárias. A partir do ano que vem, União e Estado não repassarão mais verbas às entidades.

Sem resposta 2

Segundo Regina, por três dias consecutivos da semana retrasada tentou falar com Marsola e com o prefeito Nilson Costa (PPS), não obtendo qualquer tipo de retorno. Ela afirma, categoricamente, que as secretárias de Marsola e de Nilson tinham conhecimento do encontro de anteontem à tarde, que reuniu as diretorias das entidades para discutir o assunto.