07 de dezembro de 2025
Geral

Seminário vai discutir DST/Aids

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Está marcado para a próxima semana o I Seminário de Saúde Coletiva DST/Aids na Perspectiva do Gênero. O evento será realizado de 3 a 5 de outubro, no Teatro Veritas da Universidade do Sagrado Coração (USC), através da parceria Prefeitura Municipal de Bauru/Secretaria Municipal da Saúde/Programa Municipal DST/Aids e USC, com apoio do Ministério da Saúde.

O objetivo do seminário é discutir as questões relativas às DST/Aids. No dia 3, as inscrições serão feitas às 19 horas e a abertura às 20 horas. Em seguida, será realizada a conferência: Avanços e Desafios das Políticas de Saúde no Brasil - Experiências da Coordenação Nacional de DST e Aids no âmbito do gênero. O evento contará com a participação de um representante da Coordenadoria Nacional do Ministério da Saúde. Em seguida, haverá apresentação da Orquestra de Câmara da USC.

No dia 4, às 9 horas, o tema em discussão será Políticas de Saúde no Estado de São Paulo: Experiência do Programa Estadual DST/Aids na Prevenção da Aids entre Mulheres e Transmissão Vertical. O palestrante será Arthur Kalichman, coordenador do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria Estadual da Saúde

Às 10h30, o assunto do seminário será Atualização em Terapia Antiretroviral: Terapêutica para Adultos e Gestantes, com Josué Nazareno de Lima, da coordenação Nacional de DST/Aids. Às 14 horas, o tema em discussão será HIV/Aids na perspectiva do gênero, com Iara de Moraes Xavier, da Universidade do Rio de Janeiro.

No dia 5, às 9 horas, o tema será Profilaxia das DST/HIV em Vítimas de Violência Sexual, com Marco Antonio B. dos Reis, do Programa Municipal de DST/Aids de Guarujá. Às 10h30, a discussão será sobre Mulher Vítima de Violência Sexual: Implicações Legais, com Rejane Borro Ortiz Tiritan, titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Bauru. O seminário é destinado a profissionais e estudantes da área da saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio local do evento.