07 de dezembro de 2025
Geral

Futebol society: BAC define hoje Copa Intermunicipal

Redação
| Tempo de leitura: 3 min

O tradicional clube alviceleste é um grande celeiro do futebol da cidade.

O Bauru Atlético Clube (BAC) promoverá a Copa Intermunicipal de Futebol Society, segunda edição. Hoje à tarde, numa reunião festiva, haverá a escolha das equipes. A competição começará dentro de 20 dias.

A reunião deste sábado será na Regra 3, a boate do BAC, e começará às 16 horas. O Departamento de Esportes do clube se reunirá com os coordenadores das equipes convidadas. Não haverá cobrança pela arbitragem nos jogos, e nenhuma outra taxa. A Copa Intermunicipal, que empolgou cidade e região no ano passado, começará na segunda quinzena de outubro.

Participarão do campeonato 16 times, sendo oito formados por associados do BAC e os demais, convidados pelo clube dirigido por Pedro Macéa. Algumas agremiações convidadas confirmaram presença no conselho arbitral de hoje e na competição, como Nipo, Piratininga Tênis Clube, Marimbondo (Lençóis Paulista), Agudos, Fortaleza, VCI Brasil e Tiliclube.

Os jogos serão realizados no campo de futebol society do BAC (gramado sintético), nos finais de semana - sexta à noite, sábado à tarde e domingo pela manhã. A partir da primeira rodada da segunda fase, a TV Preve fará a transmissão direta aos sábados.

Após a reunião de hoje, que definirá as 16 equipes participantes, haverá churrasco e cervejada, num oferecimento da diretoria baqueana a todas as pessoas envolvidas na Copa Intermunicipal e convidados.

ESCOLINHA - Equipes da escolinha de futebol do BAC, comandada pelo ex-supercraque do futebol brasileiro, Washington, brilham em torneios na cidade e região. Recentemente, o BAC ganhou a Copa Integração, ao derrotar na final o BTC por 2 a 0. Seis times, categoria fraldinha, participaram do torneio no BTC/Campo.

Também recentemente, o BAC venceu o Antártica por 5 a 0, em Botucatu, pela Copa Pellison, que reúne 16 times na categoria chupetinha (garotos de 10 e 11 anos). Campeão em 99, BAC busca o bicampeonato.

Nossa escolinha conta com garotos do pré-primário e primário, e não temos o compromisso de levá-los para clube grande do País ou mesmo do Exterior. Nossa preocupação é com o bem estar do menino, como um todo: no lazer, na disciplina, no estudo, sua aplicação na escola, diz o presidente Pedro Macéa, que não poupa elogios ao mestre Washington.

Washington coordena todo o futebol do BAC, e no comando de escolinhas, existem poucos como ele. Com muita tranquilidade e inteligência, passa facilmente para os alunos, o que aprendeu em campo. Os garotos assimilam facilmente, afirmou Pedro Macéa. A escolinha do BAC já chegou a ter 800 alunos, sob o comando de Baroninho. E Washington foi jogador de grandes clubes do País, como Guarani Vitória, Inter de Porto Alegre e Corinthians, entre outros. Foi campeão do Torneio de Cannes e o primeiro bauruense a disputar uma Olimpíada, a de 1972, em Munique.

CELEIRO - É imensa a quantidade de jogadores que atuam no futebol profissional e amador, revelados pelo Bauru Atlético Clube, sem contar os inativos - mesmo que tenha sido uma rápida passagem pelo Alviceleste, como é o caso do campeão mundial interclubes Baroninho (Flamengo), que antes de atuar no Noroeste, jogou nos times mirins do BAC, início dos anos 70. E de Émerson, zagueiro do São Paulo e da Seleção, que deu os seus primeiros chutes no gramado do clube que revelou Pelé. Vinícius, zagueiro da Lusa, também começou em times mirins do BAC, assim como dois jogadores que estão no México: Renato Porto e Arroz. Matheus, Alessandro, Cuman e Fabinho, entre outros garotos de ouro do nosso futebol amador, pelo menos com uma rápida passagem, estreiaram no mundo da bola, no BAC.